previna_4_gabrielly_pontes_cge
Nova turma vai formar mais brigadistas voluntários para atuar nas Unidades de Conservação do Paraná (Foto: Gabrielly Pontes/CGE)

O Instituto Água e Terra (IAT) abriu o período de inscrição para uma nova turma de capacitação de brigadistas voluntários do Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna). O curso, oferecido pela Defesa Civil do Paraná em parceria com o IAT e o Corpo de Bombeiros do Paraná, trabalha com temas ligados à prevenção e contenção de incêndios florestais e servirá para ampliar o quadro de voluntários do órgão. A nova edição da iniciativa é voltada para os moradores de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, mas qualquer pessoa pode participar.

As inscrições vão até sexta-feira (26), são gratuitas e podem ser feitam de forma online no site da Escola de Defesa Civil. Antes, porém, é necessário estar vinculado ao programa de Voluntariado de Unidades de Conservação do Paraná (VOU), coordenado pelo IAT – o cadastro pode ser feito por este linkVeja o passo a passo AQUI .

O curso é feito de forma semipresencial com 40 horas/aula, dividido em duas etapas. A primeira, teórica, tem 25 horas/aula, e será realizada de forma remota do dia 29 de julho até 26 de agosto. Depois, haverá a etapa prática, com 15 horas/aula, em local a ser definido.

“Esse curso servirá para estarmos preparados para atender a desastres que possam ocorrer nas Unidades de Conservação, como incêndios nos períodos de estiagem. Há muitas pessoas que têm interesse em ajudar nessas situações, mas não possuem a capacitação adequada, então vamos prepará-las para poderem contribuir em caso de necessidade”, afirma Marina Rampim, bióloga do IAT e chefe dos parques estaduais Serra da Baitaca e Pico Paraná.

A última edição do curso foi concluída no final de junho, na Floresta Estadual Metropolitana em Piraquara. Ao final do treinamento, 65 novos voluntários se tornaram capacitados para integrar a brigada do Previna.

Prevenção contra incêndio

Se avistar um foco de incêndio em uma UC, o indicado é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Durante a ligação, forneça o máximo de detalhes possível sobre o local e as condições do incêndio, para facilitar a atuação dos profissionais. Outras recomendações incluem se afastar do lugar para evitar acidentes e alertar a equipe do IAT responsável pela unidade, que também saberá como lidar com as chamas.