FRANKLIN DE FREITAS
POLUIÇAO EM CURITIBA

O tema a qualidade do ar está entre os assuntos mais buscados no Google no mês de setembro. E o curitibano está entre aqueles que mais tiveram interesse no tema e assuntos relacionados. O interesse pode ser resultado das previsões de tempo seco, baixa umidade relativa do ar e as notícias sobre a presença de fumaça no céu de Curitiba, resultado das queimadas nos biomas da Amazônia e do Pantanal.

Isso é o que mostra uma pesquisa rápida no Google Trends:

google trends

Quando selecionada a opção Mundo, no refinamento de pesquisa sobre o tema, nos últimos 30 dias, o Brasil aparece em primeiro lugar na análise sobre o interesse por Região. Curitiba, dentro dessa mesma seleção, aparece como a primeira cidade na busca por com assuntos relacionados a qualidade do ar com “aumento repentino de interesse”.

curitba trends

Umidade relativa do ar é a quantidade de água na forma de vapor existe na atmosfera. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% já são considerados inadequados para a saúde humana.

O tempo seco piora a qualidade do ar por conta da concentração de poluentes. Quanto mais seco o tempo, mais concentrados nas camadas baixas esses poluentes ficam (o que piora consideravelmente a qualidade do ar.

Como melhorar a qualidade do ar em casa?

Manter janelas e portas fechadas

Priorizar a abertura de janelas voltadas para ambientes menos poluídos, como locais arborizados ou quintais.

Usar panos para vedar frestas de portas e janelas maiores

Usar toalhas e baldes com água

Usar umidificadores de ar

Optar pelo ar-condicionado

Limpar regularmente os ambientes de preferência com panos úmidos