Sol de ultima manhã de outono de 2014 em Curitiba
Sol de ultima manhã de outono de 2014 em Curitiba. (Ana Ehlert)

A quarta-feira, 3 de julho, chegou mais “quentinha” em Curitiba. Apesar da mínima prevista ser de 11ºC o dia já amanheceu com 16ºC . A tendência é do tempo ficar estável em todo o estado do Paraná. Isso tudo em função da presença do ar bastante seco que atua já há alguns dias no estado. O sol predomina durante o período da manhã e à tarde a previsão de 26ºC para Curitiba.

Com isso, a amplitude térmica do dia será de 10ºC. Ou seja a diferença entre a menor e maior temperatura do dia. Esse fenômeno climático também traz outro bastante regional, o chamado “efeito cebola” que é quando, a medida em que o dia avança, as pessoas começam a tirar as camadas de roupa.

Leia mais no Bem Paraná:

À tarde, tempo esquenta e faz calor

Conforme o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Samuel Braun, o destaque desta quarta é para as temperaturas mais elevadas. “Com valores que podem chegar perto da casa dos 30ºC, entre o oeste e o noroeste e também o norte do estado”, afirma.

Braun alerta ainda para os baixos índices de umidade, que devem ficar abaixo dos 30% em alguns setores. “Essa condição de tempo estável, sem chuva, persiste pelo menos até a próxima sexta-feira (5 de julho), com temperaturas ainda se mantendo bastante altas no período da tarde”, diz.

No interior, na sexta-feira, estão previstos 30ºC, especialmente no interior do estado. Já no sábado, 6 de julho, há uma tendência de mudança em alguns pontos do Paraná. Há previsão de alguma chuva na região oeste e sudoeste.

Fim de semana pode ter chuva

“Na região leste, entre a região de Curitiba e litoral, pode haver um aumento de nuvens em função da mudança na direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante leste, transportando a umidade do oceano”, explica. “Por isso, no sábado, já teremos algumas mudanças nas condições atmosféricas”.

No entanto, as mudanças mais significativa, com a presença de chuva ocorrem a partir do domingo, 7 de julho. A previsão, conforme Braun, é de que entre domingo e segunda-feira, com o avanço de uma nova frente fria pelo estado, a chuva volte para boa parte do Paraná.