Reintegração de posse de imóvel bloqueia rua do bairro São Francisco, área central de Curitiba
Reintegração de posse de imóvel bloqueia rua do bairro São Francisco, área central de Curitiba. (Franklin de Freitas)

O cumprimento da reintegração de posse de imóvel bloqueia rua do bairro São Francisco, área central de Curitiba nesta manhã de quinta-feira, 27 de junho. A Polícia Militar do Paraná (PMPR) fechou o trânsito na rua Treze de Maio, na esquina com a Trajano Reis.

Além do Corpo de Bombeiros e agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) cerca de 50 PMs atuam na operação.

Prédio ocupado é da Sociedade Paranaense de Pediatria

O imóvel alvo da reintegração pertence à Sociedade Paranaense de Pediatria. No entanto, desde março deste ano é ocupado por mulheres do Movimento Olga Benário, onde funciona a Casa de Referência da Mulher Rose Nunes. Segundo o movimento o espaço atende mulheres em situação de vulnerabilidade ou que sofreram algum tipo de violência.

Ainda conforme o coletivo, o espaço foi escolhido por estar abandonado havia dez anos. A briga começou em abril, quando a Justiça decidiu pela reintegração de posse. O coletivo recorreu, mas teve o pedido negado.

Conforme a justificativa da decisão judicial, “há serviços suficientes para as mulheres em situação de violência em Curitiba.” O argumento da ocupação é de que estes espaços não funcionam 24 horas, como ocorre com a Casa Rose Nunes.