Valquir Aureliano

No dia 14 de setembro é celebrado o Dia Internacional da Capivara. As capivaras acabaram se tornando animal símbolo de Curitiba. Elas nem sempre estiveram no Parque Barigui. Historicamente, foi somente algumas décadas atrás que os primeiros exemplares apareceram e se instalaram nos parques de Curitiba, atraídos pela abundância de água e comida.

Leia mais

Mas, acabaram se tornando símbolo da cidade a partir de uma brincadeira nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba, também conhecida como Prefs, em 2013. O posts da Prefs, inicialmente no antigo Twitter, se tornaram entre as mais populares do Brasil com postagens bem humoradas. Ela ficou famosa por sua informalidade e pelo uso de memes de capivara, que suavizavam os posts, e acabaram viralizando e se tornando símbolo da Prefs na rede e depois da própria cidade.

Hoje, as capivaras estão entre as espécies mais amadas em Curitiba e até viraram bichinhos de pelúcia vendidas nas lojas #CuritibaSuaLinda e em outros empreendimentos comerciais. Também inspiraram doces e salgados no seu formato, como pasteis e coxinhas.

Em 2016, ganharam até uma exposição. Grandes capivaras feitas de fibra de vidro fizeram parte da exposição Capi Parade, promovida pelo Shopping Palladium.

Quantas capivaras moram em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba, desde 2015, intensificou o monitoramento das capivaras na cidade. Em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, pesquisadores do Museu de História Natural Capão da Imbuia vêm monitorando as populações de capivaras na cidade.

As capivaras são animais silvestres nativos e que vivem há muito tempo no curso dos rios, mesmo aquelas que agora se encontram em condição urbana. Elas são, portanto, animais protegidos pela Constituição Federal (artigo 225) e pela Lei Federal 9605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do departamento da Pesquisa e Conservação da Fauna, monitora as 188 capivaras que existem na capital paranaense. (Com informações da Prefeitura de Curitiba)

Festa para as capivaras

Em comemoração ao Dia Internacional da Capivara, o Shopping Estação que tem o simpático animal como mascote, realiza a Festa da Capi. O sábado terá uma programação aberta ao público e gratuita com oficinas e cortejo da capivara mais fofa da cidade, a Capinista.


“Essa data não poderia passar em branco por aqui, o Estação é mais do que um shopping no coração de Curitiba, temos orgulho de celebrar os símbolos da capital paranaense, e a capivara já é praticamente um patrimônio cultural. Nossa mascote Capinista estará por aqui no sábado, alegrando adultos e crianças”, conta Allison Rodrigues, gerente de Marketing do Shopping Estação.
Das 14h às 17h, as crianças podem participar da oficina de miçangas, poderão fazer pulseiras e correntes com miçangas e incluir o nome da Capinista em suas criações. A atividade é indicada para pequenos de dois a 12 anos. O atendimento será por ordem de chegada, em frente ao Museu Ferroviário.


Em parceria com o Ateliê Somos, haverá oficina de pintura em cerâmica com formato de capivara. Serão duas turmas, com capacidade limitada, às 14h e às 16h. A atividade tem duração aproximada de 1h30 e será gratuita. Os participantes devem se inscrever via aplicativo Podi a partir desta sexta-feira (13/09) às 11h. As vagas são limitadas. Cada participante ganhará uma peça de cerâmica em formato de capivara e poderá utilizar no espaço pincéis, kit com seis cores de tintas coloridas, um godê (recipiente para misturar tintas), pano de limpeza para os pincéis, recipiente para limpar os pincéis e uma sacola para transporte da cerâmica. A oficina de cerâmica é direcionada para participantes acima de 12 (doze) anos.


Aqueles que desejarem participar da oficina e não conseguirem se inscrever, poderão se apresentar no local com pelo menos 15 minutos de antecedência e pagar a inscrição com o valor de R$60,00, mediante disponibilidade da turma. Para aqueles que realizaram a sua inscrição antecipada via aplicativo, não haverá custo algum.


Para fechar a programação do sábado (14/09), das 15h30 às 16h30, haverá Cortejo da Capi com a banda “O Cortejinho”. Depois de passear pelo shopping, os clientes poderão curtir uma apresentação com músicas populares brasileiras, em homenagem à Capivara. Durante o dia especial, também serão distribuídos balões da Capi e lembrancinhas.

Mais informações no site e nas redes sociais.

Serviço
Festa da Capi – 14/09
Programação a partir das 14h.
Oficina de cerâmica – inscrição gratuita antecipada via aplicativo Podi.
Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
https://www.instagram.com/shopping_estacao/ | www.shoppingestacao.com.br
Sobre o Shopping Estação
O Shopping Estação é o shopping mais turístico de Curitiba, sendo um ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade desde 1997, com um mix de mais de 150 lojas, entre compras, alimentação, serviços, comodidades e entretenimento. Além disso, reúne parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 26 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.