06_publi_esg_BemParana_divulgacao (1)
A Hume, de Rio Branco do Sul, ganhou uma importante licitação após conseguir o selo ESG. Foto: Divulgação Sesi Paraná

Muitas vezes, as práticas de ESG (Environmental, Social e Governance, em inglês) são associadas a grandes empresas, mas a verdade é que elas são igualmente relevantes para as de todos os portes. Entenda por que adotar ESG pode ser um diferencial competitivo e como começar essa jornada de forma prática.

Acesso a capital e investimentos

Investidores estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental e social das organizações em que investem. Adotar práticas ESG pode facilitar o acesso a capital, atrair investidores interessados em negócios sustentáveis e melhorar as condições de financiamento.

Foi o que aconteceu com a Hume, indústria paranaense de médio porte situada em Rio Branco do Sul. A proprietária Maria Stella Giacomazzi conta que, após concluírem uma mentoria em ESG com o Sesi Paraná, os ganhos financeiros foram significativos. “Dos imensos ganhos que tivemos, posso ressaltar o aspecto financeiro”, conta.  “Saliento uma licitação na qual um dos pré-requisitos ou critérios de desempate foi o selo ESG”, completa.

Ronald Valle, gerente financeiro e administrativo da Lamiex, diz que a empresa também conquistou um incentivo e um investimento balizado pela Finep. “Hoje temos demandado, tanto por clientes, fornecedores e instituições financeiras pelo selo ESG. Essa mentoria nos ajudou a abrir portas e a estreitar ainda mais a nossa relação com todos os nossos stakeholders”, afirma.

Mas, não é só isso

Além dos benefícios financeiros, as práticas ESG também têm impacto na gestão de talentos. Colaboradores valorizam trabalhar em organizações que compartilham seus valores éticos e sustentáveis, o que pode aumentar o engajamento, reduzir a rotatividade e os custos associados ao recrutamento e treinamento.

Da mesma forma, a conformidade regulatória é mais fácil para empresas que adotam práticas ESG de forma proativa. Com regulamentações ambientais e sociais cada vez mais rigorosas em nível global, estar alinhado com essas normas não só evita multas e sanções, mas também protege a reputação e a operação contínua do negócio.

Ainda, instituições com práticas ESG sólidas demonstram maior resiliência a crises econômicas, sociais e ambientais. A capacidade de adaptar-se rapidamente a mudanças e desafios externos não apenas garante a sustentabilidade a longo prazo, mas também facilita o crescimento e a expansão do negócio.

Por fim, as práticas ESG não apenas asseguram a conformidade e eficiência, mas também fomentam a inovação. Organizações que priorizam a sustentabilidade frequentemente encontram novas oportunidades de negócios através do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que atendem à demanda por soluções sustentáveis. Isso não só diferencia a empresa da concorrência, mas também abre portas para novos mercados e parcerias estratégicas.

Por onde começar

Para ajudar as indu strias nesse processo, direcionar iniciativas, processos e projetos sustenta veis que possam ser implementados ou melhorados, o Sesi Parana  esta  com as inscriço es abertas para a Mentoria Sesi ESG. Empresas com CNAE industrial paranaense que se inscreverem passam pela mentoria ESG, com investimento de R$ 950 (pequena e me dia indu stria) e R$ 2400 (grande indu stria).

Um time com colaboradores de diferentes setores da organização e  formado para passar por uma capacitação. Eles, que tem o real conhecimento da empresa, juntamente com técnicos do Sesi e do Senai, realizam um diagnóstico para determinar o nível de maturidade das práticas em ESG da instituição. A partir disso, indicadores são priorizados para serem potencializados.

As inscrições devem ser feitas no site sesipr.org.br/chamadasesiesg