Veja a linha em que os seis primeiros ônibus elétricos serão usados no transporte de Curitiba
Ônibus elétricos (Valquir Aureliano)

Os sete primeiros ônibus elétricos que farão o transporte coletivo de passageiros em Curitiba foram entregues nesta manhã de quinta-feira (27). Os seis ônibus elétricos da marca BYD que vão atender as linhas Interbairros I (horário e anti-horário), que passam por 14 bairros e transportam 2,5 mil pessoas por dia. Um veículo da marca Volvo vai operar a linha 863-Água Verde.

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A operação começa em 15 de julho, com três veículos em cada sentido.

Mesmo com a implantação de uma nova tecnologia no transporte coletivo, a tarifa social, hoje de R$ 6, será mantida em 2024.

Veja seis curiosidades sobre os novos ônibus elétricos de Curitiba

  • O ônibus BYD, modelo D9W, tem autonomia de 250 quilômetros e tempo de carregamento de duas a quatro horas.
  • Cada ônibus elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.
  • O ônibus Volvo BZL foi desenvolvido em parceria pelas equipes do Brasil e da Suécia e tem entre 250 e 300 quilômetros de autonomia de bateria, com tempo de recarga de duas a quatro horas.
  • Os ônibus elétricos serão os primeiros da frota de Curitiba com ar-condicionado, para melhor conforto térmico dos passageiros
  • Têm piso baixo para melhor embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida e ainda contam com entradas USB para recarga de celulares e sistema de anúncio de fechamento das portas.
  • O fornecimento energia será feito pela Copel. Quatro estruturas de recarga foram montadas nas garagens para atender a recarga dos veículos. Serão duas recargas por dia. Uma noturna e outra no meio do dia, com no máximo 2 horas, entre os horários de pico.

Investimento na compra de ônibus elétricos de Curitiba

Curitiba anunciou em maio desta ano que R$ 380 milhões dos recurso do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal serão utilizados para a compra de 54 ônibus elétricos.

A meta é que até 2030, 33% da frota de ônibus da capital seja zero emissões, percentual que deve alcançar 100% até 2050. 

Os 54 ônibus devem ser adquiridos ainda em 2024 para entrada em operação no transporte coletivo no próximo ano. Os veículos, articulados, devem circular nas linhas Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo). 

Os recursos previstos no PAC vão bancar tanto a compra dos veículos como a infraestrutura de recarga dos ônibus que será necessária para o funcionamento dos veículos elétricos. “Este é um avanço importante no projeto de eletromobilidade do transporte coletivo em Curitiba, que vai viabilizar financeiramente a compra dos novos ônibus”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs)