Semana começa agitada para a polícia no Paraná: toneladas de drogas e armas apreendidas; veja onde

Ações resultaram na apreensão de 4,5 toneladas de drogas e armas

Redação Bem Paraná com AEN
Armamento pesado e drogas apreendidas no Paraná

Ação conjunta resulta na apreensão de mais de 80 armas e duas toneladas de drogas (Divulgação/PMPR)

A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em conjunto com agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima Operadores Anfíbios (NEPOM) da Polícia Federal, apreendeu 2,5 toneladas de maconha, no domingo (16), em Mercedes, na região Oeste do Estado.

Também no domingo, a Polícia Militar do Paraná, em conjunto com a Receita Federal e a Polícia Federal (PF), apreendeu 82 armas e duas toneladas de drogas, na BR-369, entre as cidades de Rolândia e Cambé, no Norte do Estado.

No primeiro caso, os militares estaduais e federais realizavam patrulhamento aquático pelo Lago de Itaipu, no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, quando se depararam com uma embarcação saindo da margem paraguaia, sentido a margem brasileira.

De imediato, os policiais militares iniciaram os procedimentos de abordagem, momento em que o piloto abandonou a embarcação e fugiu por uma região de mata, não sendo localizado.

Foi constatado que, no barco, havia 500 quilos de maconha. Em fiscalização contínua na região, as equipes encontraram mais duas toneladas da droga. A droga e a embarcação foram encaminhadas à delegacia da Polícia Federal em Guaíra.

Novo projeto leva palestras e reflexão a jovens que cumprem medida socioeducativa
Polícia Rodoviária apreende 765 caixas de cigarros contrabandeados na PR-323

Trinta dias

Em um mês, entre 06 de junho e 06 de julho, a Polícia Militar apreendeu 36 toneladas de maconha, volume 64,4% maior que as apreensões feitas no mesmo período do ano passado – 22,1 toneladas.

As operações policiais e o reforço preventivo e ostensivo das fiscalizações, principalmente nas rodovias que cruzam o Paraná, são os principais responsáveis pelo crescimento nas apreensões do entorpecente pela PMPR. As equipes policiais também registraram alta de 304% nas apreensões de crack, passando de 21 quilos nesse período em 2022 para 86 quilos em 2023.

Drogas e armas no Norte do Paraná

Na segunda apreensão de domingo, no Norte do Estado, a ação foi iniciada pela Receita Federal de Foz do Iguaçu e contou com apoio da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar. Foi identificado um caminhão suspeito e as equipes da PM procederam a abordagem com apoio das autoridades federais.

O motorista informou aos policiais militares que estava carregando uma carga de suínos, no entanto, após fiscalização minuciosa, foram encontrados compartimentos na parte de baixo do caminhão contendo diversos pacotes suspeitos.

Ao todo, foram localizadas 75 pistolas de marcas diversas e sete fuzis com numeração suprimida, além de carregadores e alongadores de armamentos. Além disso, foram localizadas cerca de duas toneladas de maconha.

O tenente Daniel Frances Aquarole conta que a ação conjunta resultou em prejuízo ao crime organizado. “Essa troca de informações entre a Polícia Militar, a Receita Federal e a Polícia Federal é importante para que possamos realizar grandes apreensões e gerar prejuízos às organizações criminosas. O motorista do caminhão foi preso em flagrante”, destacou.

O motorista, o veículo, a droga e os armamentos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal, em Londrina, para os procedimentos cabíveis.