chuva segunda
Curitiba amanhece com chuva fraca nesta segunda-feira. (Ana Ehlert)

A segunda-feira, 15 de julho, chegou a Curitiba com chuva fraca e frio, com temperatura mínima de 11ºC. O dia segue frio, com máxima prevista de 14ºC, mas há chance do sol aparecer entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Litoral e Vale do Ribeira. Ao menos essa é a previsão do meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

“Ao longo do dia, a nebulosidade vai diminuindo, a concentração de nuvens diminui nessas regiões e, consequentemente, o sol acaba aparecendo”, afirma. O dia também pode terminar com sol na região dos Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Jacóbsen afirma que para essa segunda-feira, a tendência é de um dia com situação de tempo instável nas áreas de divisa com o estado de São Paulo, entre o leste e parte do norte. “Mas são chuvas bem fracas e até as primeiras horas da manhã”, diz.

Leia mais no Bem Paraná:

Chuva e frio pela manhã no Paraná

A segunda-feira, 15 de julho, ainda teve temperaturas bastante baixas em algumas regiões do Estado. Principalmente entre o oeste, sudoeste e sul do Paraná. Nestes locais, as mínimas ficaram abaixo dos 10ºC.

A menores temperaturas desta segunda foram registradas na região no Oeste. Em Toledo o dia amanheceu com 7,5ºC e em Assis Chateaubriand, com 7,7ºC.

À tarde, temperaturas sobem

Com a redução da nebulosidade e a possibilidade do sol aparecer, ainda que entre nuvens, o dia será de pouca amplitude térmica. Ou seja, a diferença entre as mínimas e máximas do dia não devem passar dos 5 graus na região mais ao leste do Paraná. E Curitiba, por exemplo, a diferença será de apenas dois graus.

Já no noroeste o dia esquente e a máxima prevista para é de 23ºC, entre Luanda e Paranavaí. “Nos próximos dias a tendência é de termos valores um pouco mais baixos de temperatura, mais condizentes com o inverno”.