Semana do Trânsito: Curitiba tem ações de educação e protesto

Enquanto no Centro atos educativos foram desenvolvidos, no Campo Comprido motoboys fizeram manifestação

Redação Bem Paraná
0cf campanha

Ação na Rua XV chamou a atenção da população para as mortes no trânsito (Valquir Aureliano)

3f1
(Valquir Aureliano)

Esta terça-feira (24) foi de ações de conscientização no trânsito em Curitiba mas também de protesto realizado por motoboys. Esta é a Semana do Trânsito.

A ação da Semana do Trânsito movimentou a Praça Osório e a Rua XV, em Curitiba pela manhã. Integrantes da Polícia Civil, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária realizaram atividades para alertar à população sobre os riscos de dirigir alcoolizado.

Além de panfletos, a população pode ver de perto como é um aparelho usado para medir o índice de álcool no sangue.

As atividades foram realizadas para fornecer orientações sobre alcoolemia e crimes relacionados, a fim de conscientizar sobre os riscos e as consequências da condução sob efeito de álcool.

Conforme dados do DetranPR, em 2023 houve 42.612 sinistros de trânsito no estado, entre atropelamentos, colisões e outros, que resultaram em 38.822 vítimas – 1.727 delas fatais.

Simultaneamente, em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP), na Rua XV de Novembro, foi realizado o “Rolê moto-parça”, uma campanha de mídia com exposição interativa e atividades de engajamento para reforçar as mensagens da campanha estadual.

No Campo Comprido, motociclistas realizaram ato pedindo segurança (João Frigério)

Protesto
Ainda na parte da manhã, motociclistas fizeram um protesto na Rua Professor João Falarz, bairro Campo Comprido onde no sábado (21) um motociclista acabou morrendo depois de um acidente com um carro que vinha na contramão.

Os motoboys também protestaram contra o excesso de multas em Curitiba e a segurança pública. Eles reclamam que muitos roubos e furtos de motos vêm ocorrendo em Curitiba.