Sete dos oito mortos na explosão em cooperativa do Paraná eram haitianos

Eles serão velados juntos no Ginásio de Esporte Romeu Hendges (Umesp), no Centro de Palotina

Redação Bem Paraná
Explosão em Palotina

Explosão provoca tragédia (Reprodução/Redes sociais)

Dos oito mortos na explosão de um silo de grãos da cooperativa C.Vale, sete eram haitianos, segundo a lista divulgada pela Polícia Civil de Palotina, no Oeste do Paraná, nesta quinta (27). Ainda há um trabalhador haitiano desaparecido embaixo de cerca de 10 toneladas de grãos de milho espalhadas durante a explosão. Outros 11 trabalhadores ficaram feridos.

Dos oito mortos, um é funcionário da C.Vale e sete são terceirizados do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage), sindicato que presta serviços à cooperativa. Em nota, o sindicato se solidarizou com as famílias da vítimas.

Os sete haitianos serão velados juntos no Ginásio de Esporte Romeu Hendges (Umesp), no Centro de Palotina. Ainda não há horário confirmado.

Veja os nomes das vítimas

Michelet Louis – 41 anos (haitiano)
Jean Michee Joseph – 29 anos (haitiano)
Jean Ronald Calix – 27 anos (haitiano)
Donald ST Cyr – 24 anos (haitiano)
Wicken Celestin – 55 anos (haitiano)
Eugênio Metelus – 53 anos (haitiano)
Reginaldo Gegrard – 30 anos (haitiano)
Saulo da Rocha Batista – 53 anos (brasileiro)

Investigação

A polícia já investiga as causas da explosão. A previsão é que na sexta (28) testemunhas comecem a ser ouvidas pela polícia. Peritos da Polícia Científica também estão na área do incidente desde a noite da ocorrência para auxiliar a esclarecer os fatos.

Luto oficial

O Governo do Paraná lamentou profundamente o grave incidente em Palotina, no Oeste do Estado. Logo após a ocorrência foi enviado para o local todo apoio necessário para a operação de busca por sobreviventes e auxílio médico para os feridos.  Foi decretado luto oficial de três dias.

Cerca de 35 bombeiros militares de todas as cidades da região começaram o atendimento e 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação, além de cães, foram enviados no fim da noite e começo da madrugada da Capital para Palotina para a continuidade das buscas.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior está em viagem oficial aos Estados Unidos e lamentou profundamente o ocorrido. “O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando”, afirmou.

Sistema Faep/Senar Paraná lamenta mortes decorrentes do acidente em Palotina

Governador em exercício do Paraná vai a Palotina; vídeo mostra parte da destruição no local de explosão em cooperativa

O governador em exercício Darci Piana se deslocou ao município nesta quinta-feira (27) para prestar pessoalmente toda solidariedade do Estado aos moradores da região e, principalmente, a amigos e familiares das vítimas da explosão. “É um momento muito triste para o nosso Estado. Reforço meu apoio e minha solidariedade aos cooperados da C.vale e suas famílias. O Governo do Estado não medirá esforços para ajudar as pessoas impactadas pela tragédia”, afirmou. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) permanece em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado e auxilia os municípios do Oeste por meio da Regulação de Leitos.

Uma explosão tarde desta quarta (26) na cooperativa C.Vale, em Palotina, na região Oeste do Paraná deixou mortos, feridos e desaparecidos, segundo informações do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu). A explosão, segundo testemunhas, fez a cidade inteira tremer.