PREDIOS AEREA
Curitiba (Foto: Franklin de Freitas)

As temperaturas estarão elevadas no Paraná nesta quarta-feira (4). Além do calor, o clima mais seco deixa em alerta elevado o risco para incêndios ambientais. Isso também ajuda a deixar o céu mais cinzento. Mas, até a metade do mês, o Estado ainda vai viver situações diversas, com um pouco de chuva, seguido de frio e depois calorão, com marcas que podem chegar ou passar dos 45ºC no Noroeste.

Nesta terça-feira (3), imagem de satélite mostrava material particulado na atmosfera sobre o Paraná oriundo das queimadas de regiões mais ao norte, transportado até o Sul do Brasil pelos ventos em altitude, informou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Em algumas áreas do Paraná também havia formação de nuvens e nevoeiros. Além disso, a névoa mais espessa, até as primeiras horas do dia, junto à superfície nos centros urbanos maiores, como, por exemplo, Curitiba, era resultado da maior concentração de poluentes (processo de inversão térmica no amanhecer).

Esta tarde estará quente e com tempo seco em praticamente todo o Paraná. O calor e a baixa umidade do ar aumentam muito o risco de queimadas. Desde ontem, o mapa de risco para as ocorrências era vermelho em todo o Estado (exceto o Litoral), indicando risco muito alto para os incêndios.

Mas, ao longo da tarde e noite desta quarta, pode haver o retorno das chuvas para as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, em virtude do avanço de um sistema frontal pelo Sul do Brasil. Há possibilidade de tempestades, com raios associados.

Até quinta-feira (5), esse sistema avança e pode chagar até a Capital. Neste dia, as temperaturas caem bastante em todas as regiões, e Curitiba pode registrar mínima de 9ºC nesta quinta e de 7ºC na sexta (6).

O tempo volta a abrir no sábado (8) e as temperaturas sobem rapidamente em todas as regiões.

Muito quente

As temperaturas no Estado que já ficam altas no fim de semana sobem gradativamente nos dias seguintes. Uma forte onda de calor na próxima semana deixa os termômetros acima da casa dos 35ºC em várias regiões. Até esta terça-feira (3), a previsão era de 37ºC no dia 13 de setembro.

Mas, entre os dias 13 e 14 de setembro, as marcas podem chegar a 45ºC ou mais em municípios do Noroeste do Paraná, segundo a previsão do Simepar. Curitiba também deve ter altas temperaturas, chegando a 35ºC nestes dias. Uma massa de ar seca e aquecida impede o avanço de massas mais frias.

Seca

O Paraná teve a intensificação do fenômeno da estiagem, pois a área com seca moderada aumentou de 26% para 33% do estado entre junho e julho – cenário que resultou no aumento da severidade do fenômeno na região Sul. Além disso, a área total com seca no Paraná aumentou de 60% para 61% de seu território, segundo a última atualização do Monitor de Secas.

Baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal, incluindo partes do Paraná.

Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.

O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Com informações da Agência Brasil e Simepar.