Temperaturas ficam acima da média para o mês de setembro em todo o Paraná; RMC teve chuva acima média

Redação Bem Paraná com assessoria

Em setembro deste ano, a chuva ficou abaixo da média histórica em praticamente todo o Paraná. No período houve o avanço de pelo menos três sistemas frontais, com ocorrência de tempestades, mas ainda assim a quantidade de chuva ficou abaixo. Na maior parte do estado o déficit girou entre 20 e 40 mm, mas no sudoeste e em parte do norte ficaram acima de 50 mm.

Em algumas cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a chuva ultrapassou as médias históricas (Lapa e Fazenda Rio Grande, por exemplo).

Além das tempestades (dia 13/09 e entre 20 e 21/09), houve vários dias com presença de bastante fumaça no céu do Paraná (oriunda dos incêndios florestais do Norte Centro-Oeste do Brasil).

Anomalias hídricas de precipitação de setembro de 2024/ Simepar

Temperaturas de setembro

As temperaturas médias ficaram acima dos padrões climatológicos na maioria das regiões paranaenses (exceto nas praias). Anomalia ficou positiva (acima de 3°C) em vários setores. Inclusive foi o mês de setembro mais quente do histórico (desde 1997) em alguns municípios: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Londrina, por exemplo.

A maior temperatura do mês ocorreu em Capanema, com 41,1°C (25/09). Apesar do destaque ter sido as altas temperaturas, tivemos também alguns dias com frio no estado. Menor valor foi em General Carneiro, com 1,8°C no dia 02/09.

Anomalia de temperatura média (ºC) de setembro de 2024