satélite chuva
Reprodução satélite Simepar

O avanço rápido de um sistema frontal já causou estragos nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e, conforme as imagens de satélite do Simepar (acima), seguia rapidamente em direção a Curitiba e Litoral. A previsão é de que chegue à Capital no meio desta tarde de quinta-feira, 21 de março.

A tempestade veio acompanhada de fortes ventos que deixaram um rastro de destruição no Sudoeste do Paraná. De acordo com o Simepar, foram registradas rajadas de vento de 91,4 km/h em Foz do Iguaçu, 96,1 km/h próximo a Francisco Beltrão e 87,1 km/h em Nova Prata do Iguaçu.

Segundo a Copel, foram registrados 1.637 danos à rede de distribuição de energia e 17 potes quebrados. Cada dano representa um local diferente que precisará ser inspecionado e consertado pelas equipes. Cerca de 500 técnicos e eletricistas da Copel seguem mobilizados para reconstruir parte da rede destruída por um temporal de grandes proporções que atingiu o Oeste e o Sudoeste do Paraná.

Com o deslocamento do temporal para o interior do Estado, atingindo mais municípios, no momento há 140 mil domicílios desligados no Oeste e no Sudoeste. Os municípios mais afetados são Foz do Iguaçu, com 28 mil imóveis desligados, Francisco Beltrão, com 9 mil, Guaraniaçu (6,2 mil) e Salto do Lontra, com 5,7 mil imóveis desligados.

SEGURANÇA – A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973

Em Curitiba, a quinta-feira, 21 de março, que começou com tempo abafado (a mínima foi de 21ºC em Curitiba) deve terminar com forte chuvas em todo o Estado. O avanço de um sistema frontal, que traz um frente fria, deve causar uma grande mudança do tempo em toda região Sul. Para à tarde, o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Samuel Braum, prevê tempestades principalmente nas regiões Sudeste, Oeste e Centro-Sul do Paraná.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o Paraná e de Santa Catarina e a parte norte do Rio Grande do Sul. Há riscos de tempestades com ventos de até 100 quilômetros por hora. A outra metade do Rio Grande do Sul, onde já foi registrada chuvas fortes nesta quarta-feira, 20 de março, segue em alerta vermelho.