Tempo: calorão passa e chuva chega com alerta de temporais no Paraná. Veja a previsão

Ana Paula Ehlert
ceu entre nuvens

Grande quantidade de nuvens no céu de Curitiba 'seguram' a temperatura na manhã desta terça-feira. (Ana Ehlert)

Terça-feira, 8 de outubro, será um dia de transição, ao menos em Curitiba. Depois de um dia bastante abafado e de grande amplitude térmica, o dia pode terminar com chuva. Isso porque uma frente fria se aproxima do Paraná e muda o tempo. O Instituto Nacional e Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestades com ventos de até 100 km/h, para parte oeste do Paraná, e de até 70 km/h, para a região mais central.

Leia mais no Bem Paraná

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a massa de ar presente no estado segue aquecida, mas, com maior disponibilidade de umidade. Cenário ideal para a formação de áreas de chuva, especialmente a partir da tarde.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbnsen, nesta terça-feira as condições atmosféricas passam a mudar. “Temos uma disponibilidade de umidade associada ao forte calor, forte aquecimento sobre as regiões paranaenses. Sensação de tempo muito abafado, especialmente no período da tarde que é quando se formam as nuvens de chuva, principalmente na metade sul paranaense, onde há mais disponibilidade de umidade”, explica.

Esse cenário é o ideal para a geração de nuvens e tempestades, mas que devem ocorrer de forma bem isolada. À tarde também fica muito quente no setor norte do estado, mas sem previsão de chuva. As temperaturas na região podem chegar aos 38ºC, 39ºC no noroeste paranaense. No norte e Norte Pioneiro, chegam aos 36ºC, 37ºC.

Já em na Grande Curitiba, as temperaturas ficam mais amenas por conta da grande quantidade de nuvens. A máxima prevista para Curitiba é de 28ºC.

Chuva e tempestades

Mas a partir da noite a instabilidade atmosférica aumenta muito na região sul do Brasil. Segundo Jacóbsen, as áreas de instabilidade, típicas de primavera, também contribuem para a formação de um sistema de baixa pressão, o que ajuda na formação de mais nuvens de chuva a partir das áreas de fronteira com os países vizinhos, Paraguai e Argentina, e também de divisa com Santa Catarina.

“Portanto, para o oeste, sul e sudoeste, há previsão de chuva já na madrugada. E não se descarta a ocorrência de alguns temporais”, diz. O meteorologista explica que o Paraná entra em período chuvoso no estado, porque teremos vários dias com chuvas nas regiões paranaenses.

Temporal a partir de quarta

Jacóbsen alerta para o risco de temporais com fortes ventos na quarta, quinta e sexta-feira. “Com ênfase na sexta, o risco de temporais é bastante alto, porque além dessas áreas de instabilidade, esse novo sistema frontal dá origem a uma nova frente fria e que atravessa o Estado durante a sexta-feira de forma muito rápida”, afirma.

Há risco dos temporais ocasionarem alguns danos no Estado em função dessa instabilidade maior ou severidade que estará entre quinta e sexta-feira. A previsão é de índice pluviométrico bem elevado nesses próximos dias, podendo ultrapassar a casa dos 100 milímetros em muitas das cidades paranaenses.