Franklin de Freitas – Clima quente

O tempo de extremos, que provoca mudanças severas no clima em questão de dias já era esperado no Paraná. Meteorologistas já tinham adiantado que após o registro de -5,8ºC na semana passada em General Carneiro, uma onda de calor viria e, em seguida, mais frio. E a mudança já começa nesta quinta-feira, 22 de agosto, com a emissão de cinco alertas de riscos meteorológicos para o Paraná.

Leia mais no Bem Paraná:

Os alertas são de vendaval (amarelo), tempestade (laranja), calor (vermelho) e baixa umidade relativa do ar (amarelo e laranja) e foram emitidos nesta manhã pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Calor no Paraná

O mais grave é o vermelho para o risco de calor entre 5 e 7 graus acima da média para o período. É também o de maior abrangência é atinge praticamente todo o Estado, incluindo Curitiba, onde a máxima prevista para esta quinta-feira é de 31ºC.

calor-extremo

Alerta laranja de tempestade no Paraná

Já o alerta laranja de tempestade atinge o sudoeste, na divisa com Santa Catarina. O INMET publica aviso iniciando com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Tempestade-2

Outro alerta amarelo, que pega praticamente todo o Paraná, prevê vendaval. INMET publica aviso iniciando de vendaval com vento variando entre 40 km/h e 60 km/h.

vendaval

Os demais alertas (amarelo e laranja) são para risco de baixa umidade relativa do ar. A parte mais seca do Paraná segue no norte, na divisa com São Paulo. Lá a umidade pode ficar entre 20% e 12%. No restante do estado, entre 20% e 30%.