céu nublado
Céu encoberto em Curitiba. (Ana Paula Ehlert)

O tempo no Paraná anda meio doido. A mesma semana em que foram registradas temperaturas com recordes de calor, termina com um alerta meteorológico para volta do frio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na noite desta quarta-feira, 2 de outubro, um alerta amarelo para queda brusca da temperatura em parte do Paraná.

Leia mais no Bem Paraná:

O alerta é válido até as 7 horas desta manhã de sexta-feira, 4 de outubro. Segundo o Inmet, a queda de temperatura oferece leve risco à saúde e deve oscilar entre 3ºC e 5ºC. Em Curitiba, por exemplo, a previsão é de que o horário mais frio do dia, que tem a mínima prevista para 11ºC, deve ser registrado à tarde, quando deve ocorrer o resfriamento após a passagem da frente fria que causou as chuvas desta quarta.

alerta de frio

Quinta ainda será chuvosa, mas sexta calor volta

Nesta quinta-feira, o tempo ainda segue um pouco instável no Paraná, de acordo como monitoramento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A previsão é da presença de nebulosidade e alguma chuva mais persiste no norte e leste do estado e áreas próximo à São Paulo. O deslocamento do eixo mais instável da frente fria, avança para o Sudeste do País.

As temperaturas estão previstas para retornar a patamares mais agradáveis em várias regiões do estado já neste final do dia. Em Foz a previsão para sexta é de 19ºC e 30ºC, sábado 19ºC e 31ºC e domingo, entre 20ºC e 29ºC.

Em Curitiba as temperaturas ficarão mais amenas, entre 11ºC e 15ºC na sexta-feira, e 11ªC e 19º, no sábado. Domingo podem oscilar entre 12ºC e 23ºC.

No final da madrugada desta quinta-feira, 3 de outubro, as áreas de instabilidade seguiram atuando sobre o Paraná, principalmente do centro ao leste do estado. Pancadas de chuva com raios foram registradas, com eventos isolados, de acordo como monitoramento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Apesar da instabilidade, segundo o Simepar, não houve registros de volumes significativos de precipitação pelas estações. No mapa é possível observar as temperaturas mínimas registradas durante a madrugada.