CHUVA EM CURITIBA
(Franklin de Freitas)

Após dias seguido de calor, a frente fria que se aproxima do Paraná nesta quarta-feira, 4 de setembro, colocou Curitiba e boa parte do Paraná em risco de alerta para tempestades com granizo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há sete alertas meteorológicos vigentes para o Paraná.

O alerta de tempestade é válido das 17 horas desta quarta até o meio-dia desta quinta-feira,5 de setembro. O alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

Leia mais no Bem Paraná:

A área de abrangência:

Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Norte Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Serrana, Centro Oriental Paranaense.

tempestades-granizo-1

Outros alertas meteorológicos

O Paraná tem ainda cinco alertas amarelos para baixa umidade do ar, ondas da calor e tempestades. Cada um deles é válido para partes do Estado.

Considerando o mapa do Paraná, na metade superior estão os municípios com risco maior de calor, baixa umidade do ar. Quanto mais perto da divisa com São Paulo, mais quente.

Já na parte debaixo do mapa, na divisa com Santa Catarina, estão as regiões com maior risco de tempestades.