Franklin de Freitas – Clima quente

Setembro chegou ao Paraná já com extremos. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o amanhecer da primeira segunda-feira do mês, 2 de setembro, registrou a mínima de 1,9ºC em General Carneiro, e de 2,6ºC em Palmas, ambos municípios do Sul do Estado. No entanto, para a tarde a previsão é de máximas de 33ºC em Londrina e Maringá, no norte.

“Tivemos um declínio da temperatura ontem nas porções mais ao oeste e sul do estado, inclusive com temperaturas amenas. E amanhecer hoje com temperatura inferior aos 5 graus dos termômetros bem no extremo sul paranaense”, explicou o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen,

Leia mais no Bem Paraná:

Em Curitiba, o dia chegou com 13,5ºC e tarde pode passar dos 25ºC. Essa grande diferença entre o amanhecer e o período mais quente do dia, chamada de amplitude térmica, é ‘marca’ do mês de transição entre as estações do inverno para a primavera.

Alerta amarelo

Esse grande aquecimento previsto para o dia resultou em um alerta amarelo para o risco de baixa umidade relativa do ar para todo o Paraná. Emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é válido das 11 até as 21 horas desta segunda-feira, 2 de setembro, e prevê umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Marcando os extremos do tempo, o dia não deve esquentar muito na regiões mais ao Sul e Campos Gerais. “Nos Campos Gerais em torno dos 26ºC, na região central em torno dos 25ºC e entre o oeste e o sudoeste que normalmente ficam mais quentes, hoje não passa dos 30ºC”, afiram Jacóbsen.

Em contrapartida, em toda a faixa norte, valores deve ficar bem acima dos 30ºC, chegando a 32ºC, 33ºC nos termômetros, nas regiões de Londrina, Maringá e especialmente no norte pioneiro e no extremo noroeste, valores de até 34º.

Calor deve chegar nos próximos dias

Nos próximos dias, a tendência é de termos um aquecimento. “Vamos conviver com dias ainda ensolarados, de hoje até quarta-feira, com o vento norte soprando com um pouco mais de intensidade nas regiões oeste e noroeste do estado”, afirma.

O tempo muda com a chegada de uma frente fria, que avança pelo sul do Brasil de quarta para quinta-feira. “Aí teremos condições de chuva, especialmente nas áreas de fronteira com a Argentina e de divisa com Santa Catarina já nessa virada de quarta para quinta”, afirma. “E aí na quinta-feira o sistema frontal se desloca pelo estado e volta a provocar chuvas na maioria das regiões paranaenses.”

Risco de queimadas no Paraná

A semana termina com o tempo seco e abafado no Norte do Paraná. “Destaque também, como tem nesses próximos dias ainda essa situação de calor e tempo abafado, muito seco, o risco de queimadas segue alto em todas essas áreas mais próximas de divisa com São Paulo e também com Mato Grosso do Sul”, finaliza Jacóbsen.