tempo seco
Terça-feira chega com neblina e à tarde tem alerta de tempo seco em Curitiba. (Ana Ehlert)

O clima anda tão doido no Paraná que podemos dizer que ‘os extremos do tempo’ se encontram aqui. Isso porque em um mesmo dia temos municípios com nevoeiros, a exemplo de Curitiba nesta manhã de terça,3 de setembro, e quatro alertas de calor e baixa umidade relativa do ar. Vale lembrar que uma das condições para a formação de nevoeiro é a alta umidade relativa do ar, acima dos 90%.

Leias mais no Bem Paraná:

Os alertas foram emitidos no meio desta manhã pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e três são amarelos e um laranja. O alerta laranja é válido até as 21 horas desta terça-feira e aponta a umidade relativa do ar entre 12% e 20%, quando o recomendável é de 60% pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Confira a área de abrangência no mapa:

laranja

Alertas amarelos de calor e qualidade do ar

baixa-umidade-curitiba

Dois alertas amarelos apontam a umidade relativa do ar entre 20% e 30% e a chegada de uma onda de calor no Paraná.

Onda-de-calor

De acordo com os alertas as temperaturas tendem a ficar até 5 graus acima da média par o período analisado pelo Inmet. Esses três alertas atingem praticamente todo o Paraná, com exceção da faixa litorânea.

baixa-umidade-brasil

Nevoeiros em Curitiba nesta quarta

Em Curitiba e toda a faixa leste do Paraná a quarta-feira, 4 de setembro, deve chegar com a presença de nevoeiros. Uma combinação de fatores deixa e quarta-feira propícia para a ocorrência do fenômeno, com potencial para reduzir a visibilidade nas primeiras horas da manhã.

O nevoeiro se forma quando a umidade do ar próxima ao solo se condensa em pequenas gotículas de água. Para que esse fenômeno ocorra, a umidade relativa do ar precisa estar muito alta, geralmente acima de 90%, e a temperatura do ar deve ser baixa.

Como se formam os nevoeiros

Como o dia deve começar com a mínima de 13ºC em Curitiba, haverá o resfriamento necessário do ar para a ocorrência de nevoeiros. Isso poder acontecer de duas maneiras principais conforme explicação do site do Climatempo. À noite, quando há perda de calor resulta em um nevoeiro de radiação. A outra possibilidade é quando uma massa de ar frio se desloca sobre uma superfície quente e forma o nevoeiro de advecção.

Os nevoeiros são comuns em regiões de relevo acidentado e próximas a grandes corpos d’água, onde a combinação de fatores é mais intensa.

Nevoeiro, neblina e névoa são fenômenos semelhantes, mas diferem principalmente na densidade e visibilidade.

O nevoeiro é o mais denso, com visibilidade inferior a 1 km.

A neblina é um pouco menos densa, reduzindo a visibilidade para entre 1 e 10 km

Névoa é a menos densa, permitindo uma visibilidade superior a 10 km.

Todos se formam em condições de alta umidade e baixas temperaturas, mas o impacto na visibilidade é o que os distingue.