tempo nuvens negras
Região Sul de Curitiba: temporais a caminho (Foto: João Frigério)

A tarde desta sexta-feira (20) que começou com sol e temperaturas agradáveis mudou repentinamente em Curitiba. Depois das 14 horas, nuvens escuras cobriram a Capital, o vento ficou mais forte e até registro de queda de árvores ocorreram na cidade, com risco para temporais.

Na Fazendinha, moradores já alegavam falta de energia elétrica. Na Rua Brasil Para Cristo, um muro teria caído e afetado três residências com pessoas feridas.

Tempestades severas associadas ao deslocamento de uma intensa frente fria já provocavam chuvas intensas, grande incidência de trovoadas e rajadas de vento entre 60 e 75 km/h desde o Oeste do Paraná, fronteira com o Paraguai até o sul dos Campos Gerais pela manhã.

O deslocamento do sistema meteorológico era de sudoeste para nordeste, então no decorrer da tarde o tempo também muda bruscamente nos demais setores do Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta laranja e amarelo para risco de temporais no Paraná. O alerta laranja, de perigo eminente, abrange o Oeste e Sudoeste do Estado. O alerta amarelo, de perigo moderado, para o restante do Paraná.

Temporais podem ocorrer no sábado também

No sábado (21) o tempo continua bastante instável no Paraná. A frente fria atua sobre o oceano, mantendo elevado os índices de instabilidade no estado. Em vários setores as precipitações ocorrem a qualquer hora do dia, acompanhadas por descargas atmosféricas. Apesar das chuvas previstas, a condição é de tempo abafado, principalmente no interior.