Tempo seco e temperaturas altas aumentam risco de incêndios e queimadas no Paraná

Tempo seco e temperaturas mais elevadas o risco de incêndios segue alto até domingo no Paraná

Silvio Rauth Filho
Risco de incêndios florestais no Paraná

Risco de incêndios florestais no Paraná neste sábado e domingo (Crédito: Reprodução/Simepar)

O fim de semana é de alto risco para incêndios e queimadas no Paraná. O Simepar — Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná explicou que a combinação do tempo seco com altas temperaturas trouxe esse cenário para o Estado neste sábado (dia 22) e domingo (23).

“Com o tempo seco e temperaturas mais elevadas, o risco de incêndios/queimadas segue muito alto até amanhã no Paraná. A falta de chuva em todo o norte do estado é um fator que potencializa esse risco na região”, informou Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, nesse sábado (dia 22)

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia divulgou alerta amarelo de ‘Baixa Umidade’ para cinco regiões do Paraná neste sábado:

O alerta amarelo se refere a “umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde”.

O Inmet passou as seguintes orientações:

Clima no Paraná

“Mais uma tarde de tempo ensolarado e seco na maior parte do Paraná, condição meteorológica que proporcionou tempo aprazível em todos setores paranaenses. Com exceção das regiões Litorânea e Sul, divisa com Santa Catarina, os índices de umidade relativa do ar ficaram baixos como ilustra a figura. Temperaturas máximas ultrapassarem os 31,0 °C em vários municípios do Oeste e do Noroeste e ficaram perto dos 25,0 °C na RMC”, comentou Reinaldo Olmar Kneib, meteorologista do Simepar.