Equipes da Copel trabalham na reconstrução das redes elétricas danificadas pelo temporal do fim de semana – Curitiba, 25/04/2022

O temporal que atingiu o Paraná na tarde de quinta-feira, 24 de outubro, deixou vários estragos. A região Oeste foi a mais afetada pelos estragos, seguida da Sudoeste. Nesta manhã de sexta-feira, 25 de outubro, ainda havia reflexos da destruição e 36v mil imóveis ainda estavam sem energia nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira, Realeza, Dois Vizinhos e Nova Prata do Iguaçu. No Norte, Mandagari e Apucarana também houve estragos.

Leia mais o Bem Paraná:

Segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) 515 mil imóveis foram afetados, em algum momento, pelo temporal. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no litoral, 34 mil domicílios ficaram sem energia, conforme a Copel. Mas, ao longo da noite, houve a recomposição das redes elétricas danificadas pelo temporal desta quinta-feira, regularizando o fornecimento a grande parte dos domicílios afetados em todas as regiões do Estado.

O equivalente a 93% destes domicílios tem o serviço normalizado nesta manhã, e 36 mil imóveis estão sem luz, sendo 12 mil na região Oeste, 13 mil na região Centro-Sul, 4,4 mil no Noroeste, 4,5 mil no Leste e 2 mil no Norte do Paraná. Há 2,8 mil ocorrências registradas para atendimento das equipes, 35% delas na região Oeste; cada ocorrência representa um ponto a ser inspecionado pelas equipes da Copel.

Temporal danifica150 postes no Oeste do Paraná

Pelo menos 150 postes foram quebrados na região, em decorrência dos ventos fortes e da queda de vegetação sobre a rede elétrica. Em Cascavel, os ventos passaram de 100 km/h e uma torre de transmissão veio ao chão no contorno Oeste, mas não há prejuízo direto ao abastecimento por conta desta ocorrência. Isso ocorre porque o sistema conta com redundâncias que atuam para garantir interligações por outros circuitos.

Na região, os municípios de Cascavel, Salto do Lontra, Mangueirinha, Dois Vizinhos e Medianeira concentram a maior parte dos domicílios em atendimento. Já no Centro-Sul do Estado, Prudentópolis, Jaguariaíva, Laranjal e União da Vitória são os municípios com maior número de unidades consumidoras sendo atendidas.