tingui
Parque Tingui, em Curitiba: entardecer avermelhado no inverno é sinal de frio. (Mário Akira)

Os curitibanos que aproveitaram a tarde de sábado, 24 de agosto, para passear pelos parques, assim que a chuva cedeu foram presenteados por um entardecer de tons avermelhados. Para os mais antigos, céu com tons avermelhados no inverno era sinal de frio.

No caso de Curitiba já se fez presente com a máxima de 13,4ºC, com queda acentuada quando comparada a máxima de 24ºC da sexta-feira, 23 de agosto, segundo o Simepar. E na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) o frio foi ainda maior. Em Fazenda Rio Grande a máxima do dia não passou dos 11,7ºC.

Leia mais no Bem Paraná:

Alerta de queda brusca de temperatura e frio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para queda brusca de temperatura de até 5ºC.

Neste domingo, 25 de agosto, no Paraná predomina uma massa de ar frio, inclusive com possibilidade de geadas fracas em parte do oeste, sudoeste e centro-sul.

Em Curitiba, a previsão é de geada. O dia deve amanhecer com a mínima de 4ºC e a previsão da máxima do dia é de 12ºC.

No entanto, é na segunda (26) que o frio fica ainda mais intenso. A previsão é de que o dia amanheça com apenas 1ºC. À tarde, no horário mais quente do dia, a máxima prevista é de 13ºC na capital paranaense, além da previsão de geada.

Ainda segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o frio deve seguir da semana ao menos até quarta-feira, 28 de agosto, quando as temperaturas oscilam entre 8Cº e 16ºC.