Valquir Aureliano – Movimento em supermercado de Curitiba

Na madrugada deste sábado, 22, o Tribunal de Justiça suspendeu a decisão da juíza de 1° Instância, Rafaela Mari Turra, que autorizava o funcionamento dos supermercados no dia de hoje, 22 de maio. A Apras lamenta a suspensão e informa que o principal prejudicado será a população. Até a meia-noite de ontem estava em vigor a decisão que permitia a abertura das lojas em Curitiba, suspensas pela prefeitura. 

Pelo decreto nº 890/2021 da Prefeitura de Curitiba, o comércio deveria fechar as portas aos sábados e domingos, como forma de conter a pandemia de Covid-19.

Para evitar aglomerações e dar a oportunidade de abastecimento para as pessoas que trabalham durante a semana, a entidade havia entrado com um Mandado de Segurança pedindo a revisão do Decreto Municipal nº890 que determinava o fechamento dos supermercados aos finais de semana, em Curitiba.

Como os supermercados já haviam sido informados sobre a autorização e já estavam organizados para abrir, a Apras entrou com um pedido de reconsideração, que como ainda não foi julgada, a entidade está orientando os estabelecimentos a respeitarem a decisão de não abrir neste sábado.

Em nota a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) afirmou acreditar ‘que restringir o funcionamento de uma atividade essencial, como os supermercados, irá apenas criar aglomerações, mesmo com a limitação da capacidade. Por isso, a entidade preocupa-se e crê que a ampliação dos dias e horários de funcionamento são benéficos para os curitibanos.”

Na mesma nota a associação afirma que continuará a dialogar com a Prefeitura Municipal de Curitiba para que as decisões sejam sempre tomadas em benefício do bem-estar e segurança dos consumidores e colaboradores.