Parque Tangua. Foto: José Fernando Ogura/AEN
Turismo ajuda na economia das cidades (José Fernando Ogura/AEN)

O paranaense pretende viajar até o fim do ano. Mas, para a grande maioria, o destino fica dentro do próprio Estado. Um levantamento divulgado ontem mostrou que 86,3% dos participantes, que moram no Paraná, têm a intenção de realizar alguma viagem dentro do próprio Estado até o fim do ano.

A maioria (46,3%) pretende se deslocar ao Interior, outros 40,3% para o Litoral e 13,4% para a Capital. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo e Percepções da População do Paraná sobre o Turismo, da Secretaria estadual do Turismo.

Esta é a 2ª edição do levantamento, que tem o objetivo de conhecer a opinião, experiências, sugestões e percepções da população paranaense sobre o setor. A pesquisa foi realizada entre 26 de abril e 31 de maio, de forma online, abrangendo todas as regiões do Estado.

“Sem saber o que pensam os paranaenses, é a mesma coisa que trabalhar no escuro. Os resultados de uma pesquisa como essa contribuem para que a gente possa compreender melhor as motivações e os desafios sobre as práticas turísticas da população do Paraná, ao mesmo tempo em que permitem identificar possíveis necessidades de melhorias e oportunidades para setor em nosso Estado”, disse o secretário da pasta, Márcio Nunes.

Motivos
De acordo com a maioria dos participantes (74,6%), a motivação para viajar é lazer ou passeio. Também foi apurado que a intenção é visitar parentes ou amigos (14,4%); participar de eventos (6,2%); a trabalho ou negócios (4,4%); e tratamento de saúde (0,3%).

Seguindo a tendência de viagens a lazer ou passeio, 44,2% dos disseram que pretendem viajar com familiares; 33,4% com seu cônjuge; 9,8% com amigos; 8,9% sozinho; e 3,8% em grupo por compra de pacote ou excursão.

Sobre o veículo a ser utilizado na viagem a preferência é para o carro próprio ou alugado (79,5%), seguido de ônibus de linha (7,2%), ônibus de excursão (5,6%), avião (4,7%), van (1,1%), entre outros.

Já o tipo de hospedagem preferido é o hotel com 31,7% das respostas, 16,9% imóvel alugado, 16,5% imóvel de parentes ou amigos e 15,1% em pousada.

Abrangência: Pesquisa deste ano foi maior que a anterior

A pesquisa deste ano teve uma participação 24% maior que a do ano passado, quando 1.880 pessoas a responderam. Os dados ajudam a entender o comportamento do mercado interno e também a pensar políticas de regionalização do turismo, promoção e comercialização, respectivamente.

Dos 2.335 participantes, 58,2% se declararam do gênero feminino e 41%, masculino. A maioria dos entrevistados têm entre 36 e 50 anos (40,8%) e são do ramo do serviço público (63,1%). Também responderam pessoas entre 25 e 60 anos, profissionais que atuam em empresas privadas, estudantes, empresários, autônomos, aposentados, trabalhadores rurais, domésticos e desempregados.

Dos participantes, 61,2% (1.195 pessoas) procuram fazer, pelo menos, uma viagem ao ano e 44,2% (1.032 pessoas) viajam quando têm oportunidade. A maior parte (68,6%) busca informações sobre os destinos na internet, em sites de busca. As redes sociais são usadas por 53,7% e o comentário de outros turistas é referência para 51,9%.