Turismo: cidade da Grande Curitiba pode se tornar a “Campos do Jordão” do Paraná

Grupo de estudo foi montado para estudar e planejar medidas

Redação Bem Paraná
5f1

Ponte histórica no Recanto dos Papagaios (Daniel Snege (Instituto Purunã) / Prefeitura de Balsa Nova)

Um grupo de trabalho (GT) montado pelo governo do Paraná vai estudar e implementar mudanças com foco no desenvolvimento do turismo sustentável em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, na Grande Curitiba. As informações são da Agência Estadual.

“Com planejamento, projeto e organização, pretendemos fazer de São Luiz do Purunã a Campos de Jordão do Paraná”, disse o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, fazendo referência à cidade paulista conhecida pelo turismo natural, especialmente no período de inverno, quando chega a atrair mais de 1,5 milhão de visitantes.

O GT é composto pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest); secretarias estaduais da Infraestrutura e Logística, Turismo e Cidades; Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná); e Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O colegiado conta ainda com o suporte do Instituto Purunã, que representa o setor produtivo da região.

A formatação do grupo multisetorial pelo Estado é reflexo da visita que o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez ao Purunã em agosto. A primeira reunião ocorreu na semana passada na sede do IAT.

O objetivo do GT, de acordo com o diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro, é criar um arcabouço jurídico, com adequações legislativas, territoriais, estruturais e ambientais que permitam o crescimento ordenado e sustentável do distrito, adequando a geração de emprego e renda aos cuidados com a natureza.

Entre elas estão a obtenção de licenciamentos e regulamentações específicas para o turismo em áreas de preservação, principal ativo dessa região, que conta com grandes riquezas naturais como a Escarpa Devoniana, o Buraco do Padre e o Rio dos Papagaios.

“Por orientação do governador Ratinho Junior reunimos diferentes entes do governo para levantar e estudar a melhor proposta para a região. Aquela que permita explorar esse ambiente de tanta beleza cênica do ponto de vista do turístico, mas com a garantia da preservação do meio ambiente. Para isso, buscamos uma legislação atualizada, que contemple essas várias necessidades”, destacou Scroccaro.

Projeto
Região já conta com pousadas e atrativos

Conselheiro do Instituto Purunã, Carlos Eduardo Rodrigues lembrou que a região já conta com pousadas e propriedades rurais. Segundo ele, o turista pode desfrutar de um cardápio típico e passear por amplas áreas verdes, seja de bicicleta, a cavalo ou mesmo caminhando, indo desde o turismo recreativo até o de aventura, passando por nascentes, riachos, cachoeiras e diversos outros atrativos. Tudo isso a cerca de 50 quilômetros de Curitiba.

“Pretendemos potencializar isso, criar uma base jurídica que traga novos investidores para desenvolver sustentavelmente São Luiz do Purunã”, afirmou. Uma das principais demandas apresentadas pelos empresários diz respeito à infraestrutura urbana, sobretudo para melhorar as vias de acesso e a região central de São Luiz do Purunã. Para isso, entre as propostas está a instalação de um centro de informações no centro de Balsa Nova, além da criação de rotas turísticas.