turismo ecologico
Turismo ecológico na Grande Curitiba (Foto: Mario Akira)

O turismo ecológico nunca esteve tão em evidência quanto agora. Em tempos de mudanças climáticas que impactam o meio ambiente, a população cada vez mais toma ciência da importância da conservação do meio.

E uma das formas como isso acontece é por meio da educação ambiental. No Paraná, o turismo ecológico é uma das janelas para este tipo de conhecimento e conscientização, e tem iniciativa tanto do governo do Estado quanto de parcerias da iniciativa privada.

E algumas estão bem perto de Curitiba, em visitas que podem ser feitas em uma programação de um dia, bem no estilo bate e volta. Veja alguns exemplos:

Campo Largo é Ouro ecológico

ouro fino
Estância Ouro Fino lotada (Foto: Daniel Castellano)

Campo Largo é a capital da louça, porcelana e cerâmica, mas também tem atrativos verdes. Entre os seus destaques, está a Estância Hidromineral Ouro Fino, um parque com mais de 600 hectares, com muito verde preservado e uma grande piscina de água mineral. É um local bem procurado, especialmente nos dias quentes. Fica em Bateias.

Também em Campo Largo, o Parque Histórico do Mate está localizado às margens da BR-277. Tem 317 mil m² de área verde, que contém bosques com árvores nativas, lagoa e área de lazer para os visitantes. A principal atração deste parque é o Museu do Mate, que está instalado em uma edificação histórica, construída por volta de 1870.

A Grande Reserva Mata Atlântica

tirolewsa ekoa park
Tirolesa no Ekôa Park (Albori Ribeiro)

A Grande Reserva Mata Atlântica é uma iniciativa voluntária que reúne diversos atores – públicos, privados, não governamentais e da academia – que, juntos, promovem ações de desenvolvimento regional com foco no turismo de natureza.

Um dos empreendimentos é o Ekôa Park, um parque de experiências ecológicas localizado em Morretes, no litoral do Paraná. O Ekôa Park é um paraíso ecológico em meio à Mata Atlântica.

Reserva Natural Salto Morato e o Superagui

salto morato
Reserva Salto Morato (Foto: Renato Soares)

A Reserva Natural Salto Morato é uma belíssima opção de passeio para amantes de trilhas e natureza. Seu maior destaque fica por conta do Salto Morato, uma cachoeira com cerca de 100 metros. Além da cachoeira, a reserva possui outras opções de lazer, como uma figueira centenária, várias trilhas, uma piscina e um aquário naturais. A reserva é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e pertence à Fundação O Boticário, que disponibiliza uma infraestrutura, com espaço para camping, banheiros, centro de apoio e churrasqueiras.

Também em Guaraqueçaba, está o Parque Nacional de Superagui, criado em 1989, possui cerca de 34 mil hectares, em uma área de Mata Atlântica declarada “Sítio do Patrimônio Natural” e Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Caminhos e montanhas de Quatro Barras

serra da baitaca
Parque Estadual da Serra da Baitaca (Foto: Prefeitura de Quatro Barras)

Quatro Barras, a 20 quilômetros de Curitiba, é outra cidade que guarda muito verde e aventura para quem procura o ecoturismo. É de lá alguns dos destinos mais famosos da região: o Caminho de Itupava, a Estrada da Graciosa, a Serra da Baitaca e o Morro do Anhangava.

O Caminho de Itupava é considerado um monumental sítio arqueológico em plena Floresta Atlântica, na Serra do Mar. Os 22 km do trecho, que liga Quatro Barras a Morretes, proporcionam uma viagem no tempo.

Estrada da Graciosa foi a primeira via carroçável do Paraná. Construída entre 1854 e 1873, representa um interessante casamento entre turismo histórico e natural e tem vistas de tirar o fôlego.

O Morro do Anhangava é considerado um dos melhores campo-escola de escalada em rocha do Brasill. É um ótimo ponto para a prática de voo livre, escalada, rapel, caminhadas e passeios a cavalo. Ao longo de uma hora, é possível subir os 1420 metros de altitude.

Outros destinos ecológicos

Pico Paraná

image-9-6

Pico Paraná – Foto: Prefeitura de Campina Grande do Sul

Campina Grande do Sul é berço da montanha mais alta do Paraná e da região Sul do Brasil. Com 1.877 metros de altitude e uma vista magnífica em seu cume, o Pico Paraná é muito procurado por praticantes de montanhismo e escalada. Embora a trilha seja bem sinalizada, por questões de segurança recomenda-se sempre enfrentar o trajeto com alguém que conhece o caminho. Do cume, é possível contemplar as baías de Antonina e Paranaguá, além da cidade de Curitiba, recompensando todo o esforço da subida.

São Luiz do Purunã

image-9-7

Portal de São Luiz do Purunã (Foto: Prefeitura de Balsa Nova)

Este local diferenciado, que fica entre o cruzamento da BR-277 e BR-376, entre Curitiba e Ponta Gross, concentra Cabanhas e Haras, hotéis e spas, trilhas e cachoeiras, enoturismo e grandes restaurantes. É uma região serrana que é um marco do Paraná.

Vila Velha

vila velha
Vila Velha (Foto: Jonathan Campos | AEN)


O Parque Estadual de Vila Velha, com acesso pela BR-277, em Ponta Grossa, foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, tem mais de três mil hectares, vinte quilômetros de trilhas e diversas atrações, entre elas os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada.

Canyon Guartelá

image-9-8

Guartelá (Foto: Prefeitura de Tibagi)

O Canyon Guartelá fica no município de Tibagi, a aproximadamente 200 km de Curitiba, e é considerado o 6º maior do mundo, levando em conta sua extensão de 30 km e desníveis de até 450 m. O Parque Estadual do Guartelá protege uma área importante de patrimônio natural e arqueológico do Paraná. Tem área de camping.

Rafting no Rio Ribeira

image-9-10

Rafting no Rio Ribeira (Foto: Seab)

Em Cerro Azul, na Grande Curitiba, o ecoturismo garante muita adrenalina nas descidas de rafting no Rio Ribeira, em caminhadas rurais e banhos de cachoeira.

Rotas do Pinhão I

image-9-9

Memorial Ucraniano em Curitiba (Foto José Fernando Ogura/AEN)

Um grande atrativo natural criado pelo Estado são as Rotas do Pinhão, que engloba praticamente todos os municípios da Grande Curitiba. E o turismo ecológico é um dos seus carros chefe.

Rotas do Pinhão II
Conheça de perto toda a riqueza e beleza da fauna e flora locais visitando o Parque Manancial, de Balsa Nova. No roteiro, visite o Parque Estadual do Monge, na Lapa.

Rotas do Pinhão III
Referência em turismo rural, a região oferece inúmeras opções pra quem quer sossego, ar puro e muita comida boa. É o caso da Área Rural 1, de Piraquara, que tem vista para a Serra do Mar; das vinícolas de Quatro Barras; e do Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais.

Rotas do Pinhão IV
São muitos os cenários de aventura nas Rotas do Pinhão. Integrante do Parque Estadual do Marumbi, o Morro do Canal, em Piraquara, é ideal para a prática de rapel e escalada em rochas. Em Campina Grande do Sul, a represa Capivari-Cachoeira, na BR-116, é ideal para a pesca e esportes náuticos.

Como chegar
A região Rotas do Pinhão é acessível por algumas das principais rodovias federais do país, como BR-116, BR-277, BR-376 e BR-476.

Veja mais em Viaje Paraná