UFPR
(Foto: Franklin de Freitas)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquista mais uma vez reconhecimento no cenário nacional e internacional, com a divulgação do Times Higher Education World University Rankings 2024. O novo ranking reafirma a excelência das instituições públicas de ensino superior do país, com 23 das 25 melhores universidades brasileiras sendo públicas, e 19 destas universidades federais.

No panorama brasileiro, a UFPR se destaca, empatada com outras renomadas instituições no estrato 1201-1500 global, ocupando a sexta posição no ranking nacional e a quarta entre as universidades federais. No Paraná, a UFPR se mantém como a primeira universidade do Estado. Essa posição reforça o compromisso da UFPR com o ensino de qualidade, pesquisa de ponta e de respeito com a sociedade.

Ranking geral internacional

Destacando o cenário internacional, a liderança do ranking é mantida pela renomada Universidade de Oxford, pelo oitavo ano consecutivo. No entanto, outras mudanças marcantes são observadas entre as cinco primeiras posições. A Universidade de Stanford ascende para a segunda colocação, desbancando a Universidade de Harvard para o quarto lugar.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) também registra avanços significativos, conquistando o terceiro lugar, com uma subida de duas posições em relação ao ano anterior. Por sua vez, a Universidade de Cambridge, após ocupar o terceiro lugar no ano passado, cai para a quinta posição neste ano.

Metodologia

Times Higher Education World University Rankings 2024 avaliou 1.906 universidades em 108 países, utilizando a metodologia WUR 3.0. Essa metodologia abrange 18 indicadores de desempenho criteriosamente calibrados, que mensuram o desempenho de uma instituição em cinco áreas essenciais: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, interação com a indústria e perspectivas internacionais.

“A UFPR mais uma vez se apresenta em destaque como uma das instituições de ensino superior mais respeitadas do país, segundo um dos mais importantes rankings e internacionais. O nosso sucesso é fruto de um trabalho sério de gestão, mas sem dúvida é o reconhecimento da dedicação de técnicos, professores e estudantes com o compromisso institucional da excelência acadêmica e a contribuição para o desenvolvimento científico e social”, declarou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.