UTFPR recebe robôs aspiradores e cigarros eletrônicos, que serão transformados em novos produtos

Redação Bem Paraná
receita

Projeto Transformar (Foto: Divulgação/ Receita Federal)

A Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira/SC, na quinta-feira, 19 de setembro, realizou a destinação de mercadorias apreendidas à Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus Francisco Beltrão, consolidando a parceria da Receita Federal com a Universidade na área de Cidadania Fiscal.

Na ocasião foram doados dez robôs aspiradores e 2,5 mil cigarros eletrônicos, no total de R$ 132 mil, os quais serão transformados no âmbito do programa Receita Cidadã. Dessa forma, as mercadorias apreendidas, que seriam objeto de destruição, terão um destino socioambiental e sustentável.

Por meio do Projeto Transformar, desenvolvido pela UTFPR em parceria com a Receita Federal, alunos do curso de Sistemas de Informação transformam aparelhos de TV Box em minicomputadores, os quais são distribuídos para escolas públicas em diversas cidades do Brasil. Buscando ampliar o trabalho de transformação de mercadorias apreendidas, novas aplicações estão sendo desenvolvidas pela Universidade.

Os robôs aspiradores serão transformados em robôs educacionais para aplicação nas escolas. Nesse projeto, os aspiradores de pó servirão como base, as TV Box transformadas como controladoras e os demais acessórios serão criados pelos alunos por meio de impressora 3D.

Por sua vez, serão retiradas amostras de cigarros eletrônicos para uso em pesquisas de reuso e reaplicação de baterias, casco, essências e circuito eletrônico. As baterias serão reutilizadas como packs em totens para alimentar/carregar celulares e notebooks em salas de aula e espaços públicos. Também, serão realizados testes do casco dos cigarros eletrônicos para reutilizar como filamento nas impressoras 3D.