00456038
Em reunião do Fala Curitiba, população elegem obras nas regionais Fazendinha/Portão e Santa Felicidade (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Na noite de quinta-feira (27) foi a vez dos moradores das regionais Portão e Santa Felicidade votarem para escolher as dez obras prioritárias para serem incluídas no orçamento municipal de 2025. A votação presencial encerrou a etapa de escolha popular, que contou ainda com o Fala Móvel e votação pela internet, disponíveis desde fevereiro.

A etapa de votação popular do Fala Curitiba termina nesta sexta-feira (28/6) com as audiências nas regionais Matriz e Boa Vista, a partir das 19h. 

No Portão, o vice-prefeito Eduardo Pimentel ressaltou que o programa Fala Curitiba, implantado em 2017, é a melhor ferramenta de escuta da população para definir o orçamento da cidade. Desde a sua criação, 80% das demandas escolhidas pela comunidade ou foram realizadas ou estão em andamento.

“O orçamento participativo acontece em nossa cidade. Venho acompanhando as votações durante a semana e é uma satisfação ver os moradores lotando as audiências e colaborando para construir uma Curitiba cada vez melhor”, disse Pimentel.

Estiveram presentes o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske , o administrador regional do Portão, Gerson Gunha, e os vereadores Jornalista Márcio Barros, Oscalino do Povo, Zezinho do Sabará, Salles da Fazendinha e Mauro Bobato.

Conquista

O aposentado Jair Ribeiro dos Santos, 74 anos, ficou satisfeito, pois a mobilização que participou surtiu resultado. Morador do bairro Guaíra, ele se uniu à vizinhança para pedir a revitalização das ruas Piauí e São Paulo e ambas ficaram entre as obras mais votadas.

“São vias muito importantes que fazem ligações entre diferentes bairros da região. Fico feliz em ver a participação dos moradores aumentar, pois ajuda a incluirmos no orçamento melhorias necessárias em nossa região”, disse ele, que faz parte da Associação de Moradores da Vila Guaíra.

A moradora do Fazendinha Célia Berlanda, 65 anos, também se sentiu ouvida e viu as demandas nas quais votou ficarem entre as primeiras colocadas. Preocupada com a segurança em alguns pontos do bairro, ela escolheu a implementação de rondas e adequação do efetivo da Guarda Municipal – segunda e terceira colocada, respectivamente.

“Eu sempre estou presente no Fala Curitiba, convido todo mundo, mobilizo a população para participar cada vez mais. É muito importante. Nosso bairro é seguro, mas existem alguns locais que as rondas poderiam ser reforçadas, fico contente que essa proposta foi incluída”, ressalta.

Obras

Na Regional Portão foram realizadas diversas obras ao longo dos últimos anos, como o plantio de árvores e revitalização da República Argentina; a implantação do Ligeirão Norte-Sul, diminuindo o tempo de trajeto, garantindo maior qualidade de vida ao usuário; obras de drenagem na bacia do Rio Formosa; o Parque Linear no Parolin; abertura do CMEI Santa Schier; implantação do Câmbio Verde na Vila Portelinha; o binário da Rua Santa Catarina; 120 km de asfalto implantados e mais 30 km que irão acontecer; reforma da UPA, entre muitas outras. “Podemos passar o dia todo listando as obras”, destacou o administrador regional Gerson Gunha.

Expor a proposta

Além de possibilitar a escolha democrática das demandas, o Fala Curitiba permite que cidadãos e cidadãs possam defender as suas ideias perante a comunidade, ao apresentar publicamente uma proposta de intervenção na busca do apoio de outros moradores. Instrumento que agrega a população e incentiva as ações coletivas.

As dez prioridades mais votadas em cada regional

Regional Portão
1- Adequar o quadro de profissionais nas US da Regional (270 votos).
2-  Implementação de rondas com o módulo móvel e demais viaturas em pontos de vulnerabilidade de segurança (246 votos).
3 – Adequar a aplicabilidade operacional do efetivo da Guarda Municipal na Regional (236 votos).
4 – Estudo de tráfego na Rua João Alencar Guimarães e Renato Polatti (234 votos).
5 – Estudo de melhoria de tráfego e segurança viária na Rua Carlos Dietzsch (219 votos).
6 – Expansão do atendimento para a Educação Infantil – CMEIs (177 votos).
7- Revitalização de pavimento da Rua Piauí (172 votos).
8 – Revitalização de pavimento da Rua São Paulo (163 votos).
9 – Reforma nas Unidades Básicas de Saúde da Regional (153 votos).
10 – Revitalização de pavimento da Rua Ana Tosin (150 votos).

Regional Santa Felicidade
1 – Elaboração de projeto para contenção das margens do Rio Cascatinha na Rua Joana Ema Dalpozo (355 votos).
2 – Revitalização da Rua Alberto Bernarski (258 votos).
3  – Revitalização da Rua Guido Durigan (203 votos).
4  – Adequar o quadro de profissionais das Unidades de Saúde (199 votos).
5 – Abertura de turmas de Educação integral em tempo ampliado e/ou contraturno (178 votos).
6 – Garantia de direitos das mulheres e enfrentamento às situações de violências (159 votos).
7 – Passarela metálica da Rua Tito Calderari com rua Julia Domakoski (153 votos).
8 – Pavimentação da Rua Renato Linhares (147 votos).
9 – Pavimentação da Rua São Carlos (143 votos).
10 – Controlar o trânsito na entrada e saída da Escola Municipal Ana Hella (141 votos).