(Divulgação Copel)

O ciclone extratropical deixou quase 200 mil consumidores sem energia no Paraná até essa manhã de quinta-feira, 13 de julho. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), nesta manhã de quinta-feira, 13 de julho, 173 mil consumidores estavam sem energia. Até esta manhã, 4.100 serviços emergenciais precisam ser atendidos pelas equipes de eletricistas em todo Paraná. A região mais afetada no momento é o Leste do Estado, com 95.400 unidades consumidoras desligadas e 1.050 serviços emergenciais em andamento.

Centenas de profissionais da Copel trabalharam durante a noite, madrugada e entraram em campo na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, para restabelecer o fornecimento de energia em todas as regiões do Paraná, que foram atingidas por um temporal de grandes proporções.

De acordo com o Simepar, foram registrados ventos de mais de 90 km/h em algumas localidades, além de muitas descargas atmosféricas, o que provocou a queda de árvores sobre a rede, além da quebra de postes. Devido à gravidade da situação, trechos da rede de energia chagaram a ser destruídos.

A tempestade começou na tarde desta quarta-feira, 12 de julho, no Oeste e Sudoeste do Estado e, no pior momento, 86.000 unidades consumidoras ficaram sem energia nas duas regiões. Na noite de ontem e madrugada desta quinta atingiu as demais regiões do Paraná.

Relatório da Copel às 8 horas desta quinta-feira, 13 de julho

  • Leste – 95.000 unidades consumidoras sem energia e 1.050 serviços emergenciais
  • Centro-Sul – 33.200 unidades consumidoras sem energia e 765 serviços emergenciais
  • Oeste e Sudoeste – 32.340 unidades consumidoras sem energia e 1.370 serviços emergenciais
  • Noroeste – 6.800 unidades consumidoras sem energia e 450 serviços emergenciais
  • Norte – 4.700 unidades consumidoras sem energia e 425 serviços emergenciais

SEGURANÇA

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.