Vênus forma trio celeste com Lua e estrela, da bandeira do Brasil, no céu desta quarta. Entenda
Vênus forma trio celeste com Lua e estrela, da bandeira do Brasil, no céu desta quarta. Entenda (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O céu de Setembro está recheado de fenômenos para quem gosta de observar o firmamento. Um dele é o trio celeste formado por um satélite, planeta e uma estrela. A Lua, Vênus e a estrela Spica devem ser os primeiros pontos brilhantes no firmamento nesta quarta-feira, 4 de setembro, ao cair da noite.

A nebulosidade desta manhã, estará presente no céu de Curitiba à noite. Por isso, que estiver na Capital e no Leste não terá como observar o trio. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a presença de nuvens deve atrapalhar a visão da constelação.

Leia mais no Bem Paraná:

Vênus estará muito brilhante assim como a estrela Spica. Ela é mais brilhante, alfa da constelação da Virgem é a 16ª mais brilhante do céu. Essa estrela está a uma distância de 260 anos-luz.

Sendo uma dupla, a maior delas é 7,5 vezes maior que o Sol, com uma temperatura superficial de 20.000 K e de cor branco-azulada.

Spica: estrela está na bandeira do Brasil

Na bandeira do Brasil, as estrelas representam os Estados e o Distrito Federal. A estrela Spica é aquela que está acima da faixa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará que, no ano de 1889, na proclamação da República, tinha o maior território acima do Equador.

As conjunções da Lua com planetas e estrelas brilhantes são espetaculares pela sua beleza. Esses fenômenos também sempre chamam a atenção e despertam a curiosidade sobre seus movimentos, brilhos, distâncias e tamanhos.

Constelações celestes brilham em setembro

Aqueles que amam contemplar o céu noturno terão ainda a chance de ver os planetas Saturno e Netuno em oposição ao Sol neste mês. A oposição ocorre quando a Terra fica entre o Sol e o planeta, formando uma linha reta. Este é o melhor momento para observar o planeta em questão, que costuma ficar mais brilhante que o normal.

Veja abaixo quando o trio celeste estará visível

04 e 05/9: Conjunção entre a Lua e Vênus antes do anoitecer, direção oeste, na constelação de Virgem. Nos dias 04 e 05, Lua, Vênus e a estrela Spica formarão belo trio celeste.

Fonte: Guia de efemérides astronômicas é produzido desde 2016 pelo Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)