vestibula uem
Dia de provas no vestibular de inverno da UEM (Divulgação/UEM)

O Vestibular de Inverno 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que teve as provas realizadas no último domingo (14), atingiu o menor índice de abstenção da série histórica do concurso, registrada desde 2009.

Mais de 90% dos 10.705 vestibulandos inscritos compareceram à prova aplicada no domingo, em 12 cidades do Paraná. Outros 981 candidatos, ou 9,16% do total, faltaram à prova.

O índice de desistência é inferior ao do Vestibular de Inverno 2023, que registrou 9,62% de abstenção e detinha o recorde da série histórica entre todos os concursos da UEM, incluindo as provas de Inverno e Verão. Também neste domingo (14), foram realizadas as provas do Vestibular EaD 2024, que anotou 28,57% de desistência.

Ao todo, 9.959 vestibulandos prestaram um dos dois concursos em Maringá e mais 11 cidades paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Conforme a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), as provas transcorreram com tranquilidade em todos os locais de aplicação.

Os candidatos presentes ao Vestibular de Inverno foram distribuídos em 286 salas de prova. Para a organização dos concursos, a CVU mobilizou 840 fiscais. Em cinco horas, os vestibulandos tiveram de responder a 50 questões objetivas, no estilo somatória, além de uma redação argumentativa com o tema “violência política de gênero”.

O caderno de provas está disponível desde a noite deste domingo (14), e o gabarito provisório será disponibilizado a partir das 15h desta segunda-feira (15). Já o resultado final dos vestibulares será publicado no dia 9 de agosto. Essas e outras informações sobre os concursos podem ser consultadas no site da CVU ou no App Vestibular UEM.

O Vestibular de Inverno 2024 oferta 1.108 vagas para os mais de 70 cursos da UEM. As graduações estão distribuídas entre seis câmpus da instituição – Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Todas as oportunidades reservam vagas para cotas sociais, para negros, ou para Pessoas com Deficiência (PcD).

Devido à eliminação da prova de conhecimentos específicos, promovida pela CVU no ano passado, cada candidato pôde selecionar até três opções de cursos, não necessariamente da mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas – no Vestibular de Verão 2023, por exemplo, 94,8% das vagas foram preenchidas.

O curso mais procurado como primeira escolha dos vestibulandos foi Medicina, que soma 578,62 inscritos por vaga na concorrência universal. Entre as opções mais concorridas, também destacam-se Ciência da Computação (42,62 candidatos por vaga), Odontologia (40,37) e Psicologia (39,26).

Já o Vestibular EaD 2024 permite ingresso nos cursos de Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídos entre os 21 polos de Educação a Distância (EaD) da UEM. São ofertadas 755 vagas.

Mais informações podem ser obtidas nos sites do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular EaD 2024.