vesti
Luis Pedrucco

A UFPR realizou neste domingo (20/10) a primeira fase do Vestibular 2025. Dos 36.969 candidatos inscritos, 32.152 (o equivalente a 86,97%) compareceram para fazer a prova, o que significa que o percentual de ausentes foi de 13,3% (inferior ao do ano anterior, que foi de 17,74%). A prova foi realizada em 11 cidades. A relação de candidatos convocados para a segunda fase será divulgada no dia 5 de novembro.

Leia mais no Bem Paraná:

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, acompanhou a chegada dos candidatos no Centro Politécnico da universidade, que foi um dos 18 locais de prova em Curitiba, e passou em uma das salas, antes do início da prova, para desejar boa sorte aos vestibulandos. Ele destacou o fato de o número de inscritos no vestibular da UFPR ter crescido continuamente nos últimos anos, enquanto muitas instituições públicas enfrentam redução. “É um orgulho para nós e mais um atestado que a UFPR tem, entre tantos, da sua qualidade e reconhecimento”, afirmou.

A UFPR mobilizou 2.987 colaboradores para a realização do vestibular, em 10 cidades do Paraná (Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo) e também em Joinville (SC). De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Concursos, professor José Carlos Eidam, “é uma logística bastante complexa, que exige muito planejamento, mas que funcionou perfeitamente neste domingo”.

Os vestibulandos foram distribuídos em 29 locais de prova, em um total de 921 turmas, das quais 79 individuais (para candidatos que solicitaram atendimento especializado). Apenas em Curitiba, 295 candidatos receberam atendimento especializado durante a prova.

UFPR oferece 5.254 vagas, em 124 cursos de graduação

O gabarito preliminar da prova da primeira fase será divulgado nesta segunda-feira (21/10), ao meio-dia. A divulgação da lista dos candidatos classificados para a segunda fase do Vestibular 2025 está prevista para o dia 5 de novembro, às 18 horas.

A segunda fase acontece nos dias 1º e 2 de dezembro e cada candidato fará a prova na cidade-sede do curso que escolheu.