Prédio4
Pedaço do revestimento de prédio que caiu no Centro de Curitiba (Foto: Luís Pedruco)

Um trecho da Rua XV de Novembro, uma das mais movimentadas vias no Centro de Curitiba, precisou ser interditada na tarde desta quinta-feira (29 de agosto). É que o revestimento do Edifício Bancantil, que fica logo ao lado da histórica Confeitaria das Famílias, começou a se desprender e a cair no chão. Por sorte, ninguém se feriu na ocorrência.

O repórter fotográfico Luís Pedruco esteve no local para acompanhar o caso de perto e constatou que a Cosedi (Coordenadoria de Fiscalização e Segurança de Edificações) já está acompanhando a situação in loco. Mais da metade da via foi bloqueada para o fluxo de pessoas, com o intuito de se evitar um possível acidente caso mais algum pedaço do revestimento do prédio volte a desabar.

Fiscal de uma loja que fica logo ao lado do edifício afetado, Jhonatan Buffalo viu toda a cena de perto. Ele conta que estava na porta do estabelecimento em que trabalha na Rua XV, fazendo um atendimento, quando o revestimento do prédio se desprendeu.

“Só escutei o barulho e senti a tremedeira no chão. Tinha gente aqui na frente, foi uma correria danada. Todo mundo se assustou”, relata ele, explicando ainda que o revestimento caiu todo de uma vez só no chão, como se fosse uma placa só. “Não atingiu ninguém, felizmente.”

Síndico do prédio se pronuncia: “Tivemos um imprevisto, de uso e conservação”

Itamar Castanho, síndico do Edifício Bancantil, conversou com o Bem Paraná. Segundo ele, o revestimento que caiu do prédio se desprendeu do 10º ou 11º andar do edifício. Além disso, também assegurou que todas as medidas necessárias para a segurança dos transeuntes e a manutenção do edifício estão sendo tomadas a partir de agora.

“Tivemos um imprevisto, de uso e conservação. Teve uma queda de revestimento do 10º ou 11º andar, os tijolinhos que ficam na fachada do prédio [se desprenderam]. Estamos tomando as atitudes necessárias. A área já está isolada pela Defesa Civil e logo que estiver isolado o prédio todo, com os tapumes e as redes, vamos tirando as fotos e já liberamos o prédio. Estamos tomando todas as medidas possíveis”, destacou o síndico.

Castanho também celebrou que ninguém acabou ferido ou teve algum tipo de prejuízo material com a ocorrência. “Caíram as pedras na calçada mesmo, não teve estrago de bens materiais e felizmente ninguém se machucou. Foi só a questão desse uso e conservação, vamos ter de fazer a manutenção e tomar as medidas necessárias.”

Cosedi realiza vistoria em edifício na Rua XV e fala em “risco iminente de novas quedas”

Em nota encaminhada ao Bem Paraná, a Cosedi explicou já ter realizado uma vistoria no edifício comercial situado no calçadão da Rua XV de Novembro. Durante a inspeção, a área de passeio em frente ao imóvel foi interditada “devido ao risco iminente de novas quedas do material”. O local a ser isolado foi sinalizado com fitas e barreiras.

“O síndico responsável pelo edifício foi notificado e deverá apresentar um laudo técnico detalhado sobre a estabilidade dos revestimentos restantes da fachada. Além disso, serão necessárias medidas estruturais para garantir a segurança do local, como a instalação de telas e bandejas de proteção”, explicou a Coordenadoria.

A Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Superintendência de Trânsito (Setran) prestaram apoio à Cosedi na orientação e no bloqueio da área. O espaço permanecerá isolado até que a segurança do local esteja completamente garantida.