Candidatos a prefeito dizem como lidar com fila em creches e melhorar a Educação de Curitiba

Conforme dados do MEC, cidade se destaca entre as capitais brasileiras, mas fica atrás de outros municípios paranaenses na educação municipal

Rodolfo Luis Kowalski
Escola

Escola municipal de Curitiba (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Com o objetivo de informar o eleitor curitibano, o Bem Paraná vem publicando nas últimas semanas uma série de reportagens temáticas, nas quais os candidatos a prefeito de Curitiba apresentam suas propostas e opiniões acerca de diferentes áreas. Temas como Mobilidade Urbana, Transporte Público, Cultura e Mudanças Climáticas já foram abordados até aqui. E agora, na oitava das dez reportagens da série, os políticos falam sobre Educação.

Desempenho de Curitiba no Ideb

Conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da educação no Brasil, Curitiba fechou o ano passado como a terceira capital brasileira com o melhor resultado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apenas Goiânia (GO), com 6,5; e Rio Branco (AC) e Teresina (PI), ambas com 6,4 e na segunda colocação, tiveram desempenho melhor que a capital paranaense (6,3). Nos anos finais, Curitiba já teve a segunda melhor nota, com 5,5, atrás apenas de Teresina (com 5,8).

O Ideb mede a qualidade do ensino com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos em provas de língua portuguesa e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep).

Os bons resultados a nível nacional e em comparação com outras capitais, contudo, estão longe de significar que a educação municipal não tenha mais que melhorar. Prova disso é que, no próprio Ideb, Curitiba teve desempenho consideravelmente inferior ao de outras grandes cidades paranaenses nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como Ponta Grossa (6,5), Cascavel (6,8), Londrina (6,9), Maringá (7,2) e Foz do Iguaçu (7,4).

Fila em creches e necessidade de melhorar qualidade do ensino

Outro problema tem sido abordado recorrentemente agora, durante a campanha eleitoral. É a fila de espera por vaga em creches na cidade. Ao todo, segundo dados do Ministério Público do Paraná (MPPR), pelo menos 8 mil curitibanos estariam fora da escola por não ter vaga nos Centros Municipais ou escolas privadas conveniadas na região em que há demanda.

Ocorre que a disponibilização de vaga em escolas e centros de educação infantil para crianças com até 5 anos de idade é uma obrigação legal do município. Há alguns anos, inclusive, o Supremo Tribunal Federal (STF) se debruçou sobre o tema (ao analisar o Recurso Extraordinário 1008166) e decidiu que a disponibilização de vaga é um direito não só da criança, mas também da mãe.

Além disso, a Pesquisa de Qualidade dos Serviços Públicos nas Capitais, divulgada recentemente pela Agenda Pública, também apontou que, embora o município tenha obtido a segunda melhor nota na dimensão de educação entre todas as capitais do país, a pesquisa de opinião identificou a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas municipais como a terceira prioridade para melhoria dos serviços públicos do município.

Veja as outras reportagens da série que já saíram:

Confira as respostas de cada candidato a prefeito de Curitiba

Pergunta apresentada aos candidatos:

Curitiba, de acordo com informações do Ministério Público do Paraná (MPPR), possui mais de 8 mil crianças aguardando por uma vaga em creche. Entre as capitais, segundo dados do Ideb, apresenta o terceiro melhor resultado do país. Dentro do próprio Paraná, no entanto, fica atrás de outras grandes cidades (como Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa) nos anos iniciais do ensino fundamental. Quais as propostas para melhorar a educação pública em Curitiba?

Samuel de Mattos (PSTU)

Samuel de Mattos: construção de novos CMEIs e reforço do quadro de pessoal da Educação (Foto: Franklin de Freitas)

“A educação de Curitiba, assim como em outras áreas, nos últimos nove anos sofreu uma redução no investimento de 17,90% em relação à arrecadação da cidade. Para se ter uma ideia do tamanho do caos, basta olhar a falta de vagas nas creches. A própria Prefeitura revela que somente 19% do total de crianças matriculadas na educação infantil possuí vagas em CMEIs da Prefeitura. Em vez de priorizar a construção de CMEIs, a prefeitura tem priorizado alugar espaços sem adaptação adequada e realizando reformas para fazer as adequações. E isso significa que todo este investimento em reformas pode ir pelo ralo quando o contrato acabar.

Outra forma de remendar este problema tem sido a compra de vagas em instituições privadas, através das escolas conveniadas. Segundo uma reportagem do jornal Plural, das 54.380 crianças que estão matriculadas na Educação Infantil, um quarto está em escolas conveniadas e um quarto em vagas de educação infantil abertas em escolas municipais. E mais, a prefeitura está pagando a mensalidade de uma a cada três estudantes da rede privada da cidade, resultando em um gasto de 47,3 milhões por ano.

Diante desta situação, é preciso parar imediatamente de jogar dinheiro público para o setor privado. Começando por construir novos CMEIs com estrutura adequada para atendimento de 100% das crianças curitibanas, além de reformar os que estão com as estruturas avariadas. E também reforçar o quadro de pessoal, pois os problemas não são apenas em nível estrutural.

Roberto Requião (Mobiliza)

Roberto Requião: escolas integrais e concursos públicos para reforçar os quadros da Educação em Curitiba (Foto: Franklin de Freitas)

“Para melhorar a educação pública em Curitiba, minha proposta é implementar escolas integrais, principalmente nos bairros periféricos. Isso permitirá que nossas crianças tenham um ambiente educacional mais completo e seguro. Além disso, vou promover a abertura de concursos públicos para garantir a contratação de profissionais qualificados e comprometidos com a educação.

A formação continuada de professores será uma prioridade, pois acredito que educadores bem preparados são fundamentais para elevar a qualidade do ensino.

Também vou investir na construção de novas escolas para ampliar a oferta de vagas e reduzir a superlotação nas salas de aula.

Um ponto crucial do meu plano é a expansão das escolas integrais e creches, como fiz na minha administração anterior. Na verdade, estimo que cerca de metade das creches existentes em Curitiba foram construídas durante minha gestão. Esse compromisso com a educação infantil será mantido e ampliado, pois entendo que o cuidado e a educação desde os primeiros anos são essenciais para o desenvolvimento pleno de nossas atividades.”

Professora Andrea Caldas (PSOL)

Professora Andrea Caldas: ampliação da rede de creches e gestão democrática da educação pública (Foto: Franklin de Freitas)

“Para resolver o déficit de vagas em creches e melhorar a educação pública em Curitiba, o programa de Andrea Caldas propõe ações claras e efetivas. A prioridade será a ampliação da rede municipal de creches, com a construção de novas unidades e a expansão das já existentes, sempre em diálogo com o governo estadual para garantir o suporte necessário. O objetivo é que todas as crianças tenham acesso à educação infantil de qualidade, começando desde cedo a construção de um futuro mais inclusivo e promissor.

No ensino fundamental, mesmo com o bom desempenho de Curitiba no Ideb, entendemos que podemos aprender com outras cidades do Paraná que têm conseguido resultados ainda melhores. Para isso, vamos fortalecer a formação continuada dos professores, com foco em práticas pedagógicas inovadoras que melhorem o aprendizado dos alunos. Também será essencial garantir uma educação inclusiva, com equipes de apoio multidisciplinares nas escolas para atender as necessidades específicas dos estudantes, promovendo o desenvolvimento integral de cada criança.

Além disso, nossa gestão será pautada pela participação ativa da comunidade escolar, com a criação de espaços para que alunos, pais e professores tenham voz nas decisões que afetam o cotidiano das escolas. Assim, vamos trabalhar para fortalecer a educação pública em Curitiba, sempre com foco na valorização dos profissionais da educação e no compromisso de garantir oportunidades iguais para todas as crianças.”

Ney Leprevost (União)

Ney Leprevost: criação da Secretaria da Criança e do Orçamento Criança, com investimentos para suprir a demanda por vagas em creches (Foto: Franklin de Freitas)

“Uma das principais prioridades de qualquer governo humanista é a educação. Um grande esforço será feito já no início da gestão, visando o rápido início da oferta da educação integral. A escolha desta modalidade de ensino será decidida pelos pais ou responsáveis, garantidas áreas para descanso, alimentação e aprendizagem.

A longa espera em filas por uma vaga nas creches será enfrentada com a criação da Secretaria da Criança e do Orçamento Criança, que possibilitará a otimização da aplicação de recursos voltados à infância. De imediato, investimentos serão direcionados para suprir a demanda por vagas em creches, buscando zerar a fila de espera.

Com investimentos estratégicos e uma gestão transparente, é possível transformar a realidade da educação infantil na cidade. A tabela de custeio das horas-aula de Centros de Educação conveniados será atualizada, aumentando o número de instituições parceiras e a oferta de vagas às crianças.

Reviveremos os Centros Municipais de Educação Especializada – CMAE’s, que eram referência mundial no atendimento às crianças com deficiência intelectual. Voltarão a funcionar como na gestão Lerner, onde uma unidade em cada regional prestava atendimento de excelência com equipes multidisciplinares de terapia ocupacional, musicoterapia, psicomotricidade, psicólogos e psiquiatras.”

Maria Victoria (PP)

Maria Victoria: “crianças da rede pública terão as mesmas oportunidades das que estudam em escolas particulares” (Foto: Franklin de Freitas)

“Educação de qualidade é prioridade. As crianças da rede pública terão as mesmas oportunidades das que estudam em escolas particulares.

Vou instituir inglês nas escolas desde a primeira infância. Isso faz diferença no mercado de trabalho, na vida e até para a própria economia da cidade, com esse ganho de diferenciação da mão-de-obra. Uma criança que sabe duas línguas tem o dobro de oportunidades. Isso valerá para todos.

Vou acabar com a fila de vaga em creche. Como a primeira prefeita de Curitiba, minha proposta é Creche 100%. Essa universalização é fundamental tanto para garantir igualdade para o futuro dos curitibinhas, quanto das mães e profissionais que precisam trabalhar e já somam mais de 50% que ajudam ou sustentam os lares. Sem um lugar seguro e que permita o pleno desenvolvimento do seu filho, é impossível ser produtiva.

Também vou oferecer ensino de inglês para jovens e adultos de forma gratuita, no período noturno, usando as próprias estruturas das escolas municipais.

Outra proposta é o CMEI Capivarinha, que consiste em unidade com horários estendidos até 20h pensando nos pais que não conseguem buscar seus filhos no horário padrão. Também haverá educação financeira que será determinante para mudar os hábitos e a relação com o dinheiro dos curitibanos. Vou ampliar o ensino integral, bem como a rede de escolas voltadas para os portadores de necessidades especiais, incluindo a contratação de mais profissionais especializados e a criação de um Complexo Neurossensorial ‘Casa do Autista’ de Curitiba.

Luizão Goulart (Solidariedade)

Luizão Goulart: 1% do orçamento municipal para a construção de 10 escolas por ano na Capital (Foto: Franklin de Freitas)

“Fiz meu plano de governo ouvindo as demandas da população, e por ter sido professor e diretor de escola, a educação sempre foi uma das minhas principais bandeiras. Pensando nisso, vou destinar 1% do orçamento municipal para construção de 10 escolas por ano, nas diferentes regionais de Curitiba. Cada unidade vai receber 400 crianças, em 4 anos vamos criar 16 mil vagas e zeramos a fila. Até lá, vamos firmar parcerias com Centros de Educação Infantis (CEIs) para crianças de 0 a 3 anos, para atender 100% da demanda, para que as mães possam trabalhar.

Vamos criar pólos de educação integral, distribuídos nas regionais, priorizando as áreas de vulnerabilidade social para crianças de até 10 anos. Além disso, vamos garantir também educação integral para crianças de 0 a 5 anos. Pensar na qualidade da educação é trabalhar na valorização dos profissionais de educação, por isso vamos investir em capacitação, reconhecimento e apoio, discutindo com a categoria melhoria nos planos de carreira e vamos também garantir eleições democráticas para os diretores. Garantindo também a realização de concurso público para profissionais de educação, e o reenquadramento dos profissionais da educação infantil no Plano de Carreira.”

Luciano Ducci (PSB)

Luciano Ducci: mais investimentos para a Educação e promessa de zerar filas nas creches (Foto: Franklin de Freitas)

“Infelizmente, os mais recentes dados do IDEB mostram que a cidade piorou em relação às últimas pesquisas. Na minha época como prefeito, tivemos sempre o melhor IDEB entre as capitais. Curitiba está, hoje, em 230º se compararmos com os 399 municípios do Paraná e isso é um dado muito ruim. Precisamos investir para restabelecer os quadros dos servidores da educação, investir forte em educação integral de verdade e em novas vagas em creche. Vamos zerar a fila da creche e ainda vincular as vagas aos nascimentos de novos curitibanos, com o Novo Mãe Curitibana.

Felipe Bombardelli (PCO)

Felipe Bombardelli: sistema único de ensino e participação da comunidade na escola até do currículo (Foto: Franklin de Freitas)

“O acesso ao aprendizado da produção intelectual da humanidade — o saber científico, artístico, filosófico e humanístico — é um direito fundamental. O sistema de ensino público, como um dos meios de promover esse aprendizado, é, portanto, um direito inalienável de todos e um dever do Estado. No entanto, sob o regime de opressão capitalista, o direito à educação é sistematicamente usurpado.

De um lado, há um ensino público voltado para as grandes massas oprimidas, totalmente controlado pelo Estado de maneira ditatorial, que o sucateia e sabota sistematicamente para reduzir custos. Para a pequena burguesia e a burguesia, criou-se um ensino distinto: o ensino privado.

A escola, assim organizada — determinada pelos interesses da burguesia —, serve amplamente aos propósitos de dominação da classe dominante e muito pouco às massas oprimidas. Entretanto, a luta pela substituição dos interesses da burguesia pelos dos estudantes e dos oprimidos na direção da escola assume um sentido democrático essencial.

Por isso, defendemos um sistema único de ensino, público, gratuito e de qualidade para todos os níveis. Defendemos democracia nas escolas, com gestão tripartite: estudantes, professores, funcionários e a comunidade escolar devem controlar as escolas e universidades. Investimento estatal maciço em infraestrutura e condições de trabalho, além da participação de estudantes, professores e comunidade escolar na escolha do currículo, são elementos centrais na luta por uma educação que atenda minimamente os interesses da maioria do povo.”

Eduardo Pimentel (PSD)

Eduardo Pimentel: “Vamos levar Curitiba ao primeiro lugar do Ideb” (Foto: Franklin de Freitas)

“Curitiba vai continuar referência nacional como Cidade Educadora, caso seja eleito prefeito de Curitiba. O trabalho foi incansável nos 8 últimos anos, período em que eu e o prefeito Rafael Greca criamos 14,3 mil vagas nas creches e todas as 187 escolas da rede passaram a ter ensino integral.

Vamos, a partir de 2025, dar um novo salto na qualidade da educação dos curitibinhas. Serão abertos 36 novos CMEIs que garantirão a abertura de mais 9 mil vagas para crianças de 0 a 3 anos.

Também serão revitalizadas escolas e 100% dos estudantes da rede municipal terão aulas de inglês e espanhol. Também proponho mais tempo na escola, com atividades que envolvem esportes, inovação, meio ambiente e leitura, tudo para que os estudantes tenham desempenho escolar cada vez melhor.

Ainda haverá um fortalecimento da educação especial, com a ampliação de unidades.

Com todos esses avanços, vamos levar Curitiba ao primeiro lugar do Ideb. Sempre ocupamos posições de destaque no ranking nacional, mas pretendo garantir muito mais na educação de qualidade.

Vou oferecer educação de qualidade para que as mães possam trabalhar tranquilas, sabendo que seus bebês e crianças estão bem cuidados.

Também proponho bonificação para todos nas unidades com melhores resultados, a valorização dos servidores é fundamental.”

Cristina Graeml (PMB)

Cristina Graeml: parcerias público-privadas para acabar com a fila de espera nas creches de Curitiba (Foto: Franklin de Freitas)

Um dos maiores problemas de Curitiba é a fila de espera nas creches, que além de prejudicar a educação das crianças, impede que muitas mães possam trabalhar. Para resolver isso de forma ágil, faremos parcerias público-privadas, ampliando o número de vagas e utilizando estruturas já existentes. Além disso, vamos estender o funcionamento de várias unidades das 6h às 20h, atendendo mães que trabalham longe, para que possam trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estão bem cuidados.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, vamos investir na formação continuada dos professores, garantindo que tenham as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do século 21. Vamos revisar o currículo, inserindo novas disciplinas como educação financeira, empreendedorismo, oratória e inteligência emocional, além de fortalecer o uso de tecnologias educacionais.

Queremos que nossas escolas formem cidadãos preparados para a vida, melhorando o desempenho educacional e também o desenvolvimento humano. Curitiba será, no futuro, a maior exportadora de líderes do Brasil!”