Ducci
Luciano Ducci, assim como Eduardo Pimentel e Maria Victoria, disse que vai “apresentar e discutir” propostas (Foto: Valquir Aureliano)

A RICtv e a Jovem Pan News realizam a partir das 21 horas deste sábado (28 de setembro) um debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba. Ao todo, seis dos dez postulantes à Prefeitura participam do encontro, e até aqui propagam um clima pacífico, prometendo “apresentar e discutir propostas”.

A transmissão ao vivo terá início às 20h30 e pode ser acompanhada pelo player abaixo.

Perto de 20 horas, os candidatos já começaram a chegar na emissora paranaense para participar do debate. E três deles conversaram com o Bem Paraná, todos destacando esperar um clima de paz e um debate de ideias e propostas.

“Estou feliz, nossa campanha tem crescido. Ela não tem agressão, tem proposta, e é assim que vou trabalhar no debate: com propostas para a cidade de Curitiba”, declarou Eduardo Pimentel (PSD), num discurso bem parecido com o apresentado também por Luciano Ducci (PSB) e Maria Victoria (PP).

“Apresentar propostas e discutir propostas [é a nossa intenção]”, declarou o deputado federal. “Minha campanha, desde o começo, sempre foi e vai continuar sendo propositiva”, emendou a deputada estadual.

Ney Leprevost, por outro lado, foi mais “desafiador” em sua fala na chegada ao debate. Em especial, virou seu “canhão verbal” contra Pimentel (a quem chamou de ‘fantoche da máquina municipal’) e Ducci (“o candidato do PT, da Gleisi [Hoffmann]”).

“Provavelmente os adversários vão querer questionar, fazer alguma pegadinha”, diz Pimentel

Pimentel
Eduardo Pimentel chega para debate na RICtv (Foto: Valquir Aureliano)

Líder nas pesquisas eleitorais, Pimentel afirmou também que as propostas de sua chapa são as melhores e que o plano de governo por eles proposto é o mais responsável. ALém disso, destacou representar os oito anos de gestão Rafael Greca e disse que, por isso, os adversários podem querer ‘partir para o ataque’ contra ele.

“Provavelmente os adversários vão querer questionar, talvez alguma pegadinha para pegar recortes e conseguir seus likes, mas eu vim aqui com muita tranquilidade, em paz, sem agressão nenhuma. Minha campanha não agride, ela é propositiva”, disse.

“Temos certeza que vamos estar no segundo turno”, afirma Ducci

Ducci, por sua vez, afirmou que “tudo indica” que a eleição em Curitiba será decidida em dois turnos, mostrando ainda grande confiança em ser ele um dos nomes presentes na próxima etapa da disputa eleitoral. “Estamos numa campanha e temos um grupo político forte e temos certeza que vamos estar no segundo turno.”

Questionado ainda se o presidente Lula apareceria em sua campanha ao longo da próxima e decisiva semana, o candidato fez suspense. “Assista os programas que tu vai ver se ele [Lula] vai aparecer ou não.”

“Foram três BOs em menos de 24 horas”, relata Maria Victoria

mv
Maria Victoria: após três BOs em 24 horas, segurança ganha força em sua pauta (Foto: Valquir Aureliano)

Por fim, Maria Victoria comentou os casos de insegurança que afetaram sua família e sua campanha nos últimos dias, quando um veículo que servia sua campanha foi furtado num dia e, no outro, sua mãe, a ex-governadora Cida Borghetti, teve o celular roubado no meio da rua, no bairro Batel, um dos mais nobres de Curitiba.

“Foram três BOs em menos de 24 horas que tivemos de fazer: furto das nossas propagandas, minha mãe teve seu celular roubado e o carro da camapanha foi furtado. Segurança é prioridade no meu plano de governo.”

“Estou numa luta de Davi contra Golias”, desabafa Leprevost

leprevost
Ney Leprevost: “Minha campanha é visitando as pessoas, no olho no olho” (Foto: Valquir Aureliano)

Ney Leprevost comentou a última semana de campanha, dizendo que fará visita às 10 regionais e aos 75 bairros da cidade.

“Minha campanha é visitando as pessoas, no olho no olho, até porque eu estou numa luta de Davi contra Golias. Davi venceu Golias. E eu vou vencer o gigante da máquina municipal, o fantoche da máquina municipal [Pimentel é apoiado pelo atual prefeito, Rafael Greca, e pelo governador do Paraná, Ratinho Jr], e vamos derrotar também nas urnas o candidato do PT, da Gleisi [Hoffmann]. Não vamos permitir um cavalo de Tróia do PT aqui na Prefeitura”, assegurou o candidato.

Confira a ordem que os candidatos irão responder às perguntas

A ordem em que os candidatos vão responder às perguntas dos jornalistas da RICtv RECORD foi definida através de sorteio, com a presença de representantes de cada partido. Confira: 

Como funcionará o debate

O encontro entre os candidatos a prefeito promovido pela RICtv será dividido em três blocos.

Primeiro bloco

No primeiro, cada candidato terá dois minutos para responder às perguntas feitas pelos jornalistas, que ainda escolherão um segundo candidato para comentar a resposta (sendo que cada político vai responder e comentar uma única vez no bloco). O tempo para o comentário é de um minuto, com direito a réplica de 45 segundos e tréplica de 30 segundos.

A ordem de respostas será a seguinte, respeitando sorteio realizado previamente: Ney Leprevost (UNIÃO), Luciano Ducci (PSB), Andrea Caldas (PSOL), Eduardo Pimentel (PSD), Maria Victoria (PP) e Luizão Goulart (SD).

Segundo bloco

No segundo bloco, os embates serão diretos, com temas de livre escolha dos candidatos. Quem pergunta escolhe quem responde, sendo que todos os candidatos irão perguntar e responder uma única vez. Serão concedidos 45 segundos para cada pergunta, dois minutos para a resposta, mais réplica de 45 segundos e tréplica de 30 segundos.

Quem começará perguntando, definiu sorteio, será Eduardo Pimentel.

Terceiro (e último) bloco

No último bloco do debate, novamente os jornalistas fazem a pergunta e escolhem um outro candidato para comentar. Cada candidato terá dois minutos para responder aos questionamentos, com comentário de um mínimo, réplica de 45 segundos e tréplica de 30 segundos.

Cada candidato vai responder e comentar uma única vez, sendo a ordem de respostas, mais uma vez, definida em sorteio. Será a seguinte: Luizão Goulart (SD), Eduardo Pimentel (PSD), Ney Leprevost (UNIÃO), Andréa Caldas (PSOL), Maria Victoria (PP) e Luciano Ducci (PSB).

Finalmente, cada candidato terá ainda um minuto e 30 segundos para realizarem suas considerações finais.