urna
Urna eletrônica (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Encerrada às 17 horas a votação em primeiro turno das eleições municipais 2024, já teve início a apuração dos resultados do pleito. E em Curitiba, com mais de 83,8% das urnas já apuradas, Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) disputam, voto a voto, a liderança no pleito.

Acompanhe a apuração do TSE em tempo real.

Desde o início da apuração, a candidata do PMB era quem vinha aparecendo na frente. Às 18h32, no entanto, a última atualização da Justiça Eleitoral já colocou Pimentel na frente. Ele soma, até aqui, 32,59% dos votos válidos (255.402 votos). Ela, por sua vez, tem 32,52% (254.846 votos).

Mais atrás, Luciano Ducci (do PSB, com 19,7%) e Ney Leprevost (do União, com 6,4%).

A expectativa é que, caso a apuração corra bem, ainda no começo da noite já sejam conhecidos os prefeitos e vereadores eleitos na cidade.

Para a eleição pra prefeito na Capital ser decidida já em primeiro turno, é necessário que algum dos candidatos consiga somar mais de 50% dos votos válidos. Caso nenhum dos postulantes consiga alcançar tal votação, os dois candidatos melhor colocados seguirão para uma disputa em segundo turno. Essa votação ocorrerá no dia 27 de outubro, domingo, das 8 às 17 horas.

Ao todo, dez candidatos concorrem ao cargo de prefeito de Curitiba. São eles: Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Felipe Bombardelli (PCO), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União), Professora Andrea Caldas (PSOL), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU).

Disputa pela vereança

Na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), os vereadores mais votados até o momento são: Guilherme Kilter (NOVO), Jasson Goulart (Republicanos), Da Costa do Perdeu Piá (União) e João Bettega (União).

Ao todo, 38 parlamentares serão eleitos para a próxima legislatura (2025-2028). Dos atuais vereadores, 34 estão tentando a reeleição.