Convenções partidárias agitam o fim de semana em Curitiba

PSOL, PDT, PSB definem chapas no sábado e domingo. Veja o calendário dos outros partidos

Redação Bem Paraná
2f1

O pré-candidato Luciano Ducci: convenção no domingo, dia 28 de julho´(Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

As convenções partidárias movimentam o fim de semana em Curitiba. Conforme estabelece o Calendário Eleitoral das Eleições 2024 (Resolução TSE nº 23.738/2024), os partidos e as federações poderão realizar convenções até 5 de agosto deste ano para definição dos candidatos a prefeito e as chapas de candidatos a vereador.

Neste sábado (28), a Federação REDE/PSOL realiza convenção conjunta. Antes dada como certa, a candidatura de Andrea Caldas recebeu nesta semana o convite do pré-candidato a prefeito de Curitiba do Mobiliza Roberto Requião para compor uma federação com a Rede. Andrea seria a candidata a vice ao lado do ex-governador. Em entrevista ao blog da Martha Feldens, Andrea disse que consultaria as bases sobre a proposta. Amanhã também acontece a convenção do PDT, que já definiu apoio a Luciano Ducci (PSB), e o deputado estadual Goura (PDT) declarou que será o vice na chapa.

No domingo (28), é a vez da convenção do PSB, partido do próprio Ducci, que conta com o apoio do PT e do PDT, que indicará o deputado estadual Goura, como vice na chapa. Os partidos da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) também compõem a aliança que pretende levar Ducci à prefeitura de Curitiba. A convenção deles aconteceu no primeiro dia do prazo do calendário eleitoral, no último sábado, dia 20.

A convenção que vai homologar a candidatura de Eduardo Pimentel (PSD) a prefeito de Curitiba será no outro fim de semana, dia 3 de agosto, no Ópera Concept Hall. Até lá, ele deve ter confirmado Paulo Martins (PL) como candidato a vice na chapa governista. A convenção vai contar com a presença do prefeito Rafael Greca (PSD) e o governador Ratinho Jr (PSD). Já a do União Brasil, do pré-candidato Ney Leprevost está marcada para primeiro de agosto.

Formato das convenções

As convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha das candidatas e dos candidatos em convenção, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto.

A federação partidária registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções dos partidos que a compõem deverão ocorrer de maneira unificada, como se a federação fosse uma única legenda.

Calendário das convenções

27 de julho
PSOL (pré-candidata Andrea Caldas), às 8h45 na Fetraconspar, na Rua Francisco Torres, 427, Centro, Curitiba
27 de julho
PDT (apoio a Ducci), às 15h, na sede da Fetraconspar, na Rua Francisco Torres, 427, Centro, Curitiba
28 de julho
PSB (pré-candidato Luciano Ducci), às 8 horas, no Recreativo Dom Pedro ll, na Rua Brigadeiro. Franco, 3662, Água Verde
1º de agosto
União Brasil (pré-candidato Ney Leprevost), às 18h30 na sede do União Brasil Curitiba, situada na Rua Lourenço Bizinelli, nº
120, Bairro Campo Comprido
1º de agosto
Solidariedade (pré-candidato Luizão), às 18h30, no Clube Recreativo Dom Pedro ll, na Rua Brigadeiro Franco, 3662, Água Verde
3 de agosto
PSD (pré-candidato Eduardo Pimentel), às 9 horas, no Ópera Concept Hall, na Rua Via Veneto, 505, em Santa Felicidade
3 de agosto
Progressistas (pré-candidata Maria Victoria), às 10 horas, no Palácio Garibaldi, na Praça Garibaldi, 12, São Francisco
3 de agosto
Mobiliza (pré-candidato Roberto Requião), horário e local a definir
5 de agosto
PSDB (pré-candidato Beto Richa), às 19 horas, na Rua Mauá, 1117, Alto da Glóri
5 de agosto
PMB (pré-candidata Cristina Graeml), às 19 horas, no Clube dos Subtenentes. R. Comendador Fontana, 57, no Centro Cívico