GraemlPimentel
Cristina Graeml e Eduardo Pimentel (Fotos: Rui Santos e Franklin de Freitas)

Curitiba terá um segundo turno na disputa pelo cargo de prefeito. Neste domingo (6 de outubro), Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) ficaram nos dois primeiros lugares no primeiro turno da eleição municipal. Com isso, ambos avançam para disputar o pleito decisivo, que ocorrerá no dia 27 de outubro, domingo, das 8 às 17 horas.

No primeiro turno, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem ficou na liderança foi Pimentel, que teve 33,37% dos votos válidos na Capital. Graeml veio logo atrás, com 31,34%. E foi seguida ainda por Luciano Ducci (PSB), Ney Leprevost (União), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Roberto Requião (Mobiliza), Professora Andrea Caldas (PSOL), Samuel de Mattos (PSTU) e Felipe Bombardelli (PCO). Na tabela logo abaixo você confere o resultado detalhado.

Atual vice-prefeito de Curitiba, Pimentel já era um nome esperado no segundo turno, uma vez que apareceu, praticamente desde o início da campanha, liderando as sondagens de intenção de voto. Além disso, conta com apoios poderosos (em especial do prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Júnior) e uma estrutura partidária sólida, com muitos recursos, já que é filiado ao PSD (Partido Social Democrático).

Graeml, por outro lado, teve de brigar até com seu próprio partido, o PMB (Partido da Mulher Brasileira), para sair candidata a prefeita. Venceu a queda de braço na Justiça e conseguiu se candidatar, mas teve de fazer uma campanha modesta, sem grandes recursos ou tempo de televisão. Se valeu, então, de sua forte presença nas redes sociais e do engajamento de seus apoiadores. Sua ascensão ficou evidente nas últimas semanas, quando começou a crescer expressivamente nas pesquisas eleitorais, o que a levou a ser convidada para o último debate televisionado, realizado na última quinta-feira pela RPC.

Confira o resultado da disputa em primeiro turno pelo cargo de prefeito de Curitiba

CandidatoPartidoVotos% votos válidos
Eduardo PimentelPSD313.34133,51%
Cristina GraemlPMB291.52331,17%
Luciano DucciPSB181.77019,44%
Ney LeprevostUnião60.6756,49%
Luizão GoulartSolidariedade41.2714,41%
Maria VictoriaPP20.4972,19
Roberto RequiãoMobiliza17.1551,83%
Professora Andrea CaldasPSOL8.0210,86%
Samuel de MattosPSTU5690,06%
Felipe BombardelliPCO3410,04%

Saiba quem são os candidatos que vão para o segundo turno

Cristina Graeml (PMB)

Graeml
Cristina Graeml, do PMB (Foto: Franklin de Freitas)

Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFPR, Cristina Graeml é jornalista há mais de 30 anos e também comentarista política. É trineta de Trajano Reis, primeiro médico de Curitiba e que também foi presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Apresenta-se como a candidata mais de direita ou mais conservadora do pleito e concorre às eleições pela primeira vez.

Eduardo Pimentel (PSD)

Pimentel
Eduardo Pimentel, do PSD (Foto: Valquir Aureliano)

Vice-prefeito de Curitiba e ex-secretário estadual das Cidades, o neto do ex-governador e empresário da comunicação Paulo Pimentel conta com os poderosos apoios do prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Júnior, que também são de seu partido, o PSD. Formado em Administração, tem 39 anos de idade e tem ao seu lado na chapa, como vice, Paulo Martins (PL).