Deltan Dallagnol. Foto: Franklin de Freitas

O deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Novo-PR) reclamou nesta sexta-feira (17) do cancelamento de uma palestra que ele iria dar na faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nesta sexta. O cancelamento ocorreu após pressão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade.

Deltan Dallagnol iria dar uma palestra com o tema “A Liberdade de Expressão e Combate à Corrupção”, no auditório nobre do prédio central da UFPR, no Centro.

“A democracia é relativa? Fico decepcionado ao ver o autoritarismo e a fiscalização do pensamento chegarem até mesmo na UFPR, minha própria universidade. Se na academia não é possível mais debater ideias porque a esquerda tomou conta, onde será?”, questionou ele, na plataforma X (antigo Twitter), nesta sexta-feira.

O ex-procurador da Operação Lava-Jato ainda cutucou o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, ao marcá-lo em outro post no X e reclamar que foi censurado. “A direção da Universidade Federal do Paraná me censurou”, afirmou ele, em um vídeo no X. “Não vamos nos calar. Vamos mostrar que as universidades não são da esquerda! Faça sua voz ser ouvida e cobre os perfis @ricardo_marcelo e @UFPR”.

Em outro post, Dallagnol ironizou: “Dança erótica das travestis na universidade pública? Pode! Palestra minha sobre liberdade de expressão na UFPR? Não pode!”.

17deltan
Reprodução / X @Deltanmd

Em nota, o DCE-UFPR diz que mobilizou o movimento estudantil para um ato na UFPR e comemorou o cancelamento. “Essa é mais uma vitória do movimento estudantil e todo o campo progressista, democrático e popular da nossa instituição. Aqueles que diariamente atacam as instituições públicas de ensino amam utilizá-las de palanque político para espalhamento do ódio”, afirmou o DCE.

Após pressão do movimento estudantil, a direção do Setor de Ciência Jurídicas da UFPR retirou a reserva do auditório e impediu a realização do evento. Já a UFPR afirmou, em nota, que o evento não foi autorizado pelo setor que dirige o espaço e que não houve confirmação do professor responsável pela palestra.