Eleição: Câmara Municipal de Curitiba ganha bancada de influencers de direita

Redação Bem Paraná
Smartphone on tripod records influencers

Freepik

Com eleição neste domingo (6), a Câmara Municipal de Curitiba ganhou uma bancada de influencers de direita e ultradireita. São pelo menos sete eleitos com muitos seguidores no Instagram, YouTube e Instagram. E todos são de direita. Em comum, criticam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula (PT), a ideologia de gênero e defendem a família, além de alguns terem um viés religioso. Os influencers são: João Bettega (União), Da Costa Perdeu Piá (União), Bruno Secco (PMB), Guilherme Kilter (Novo), Carlise Kwiatkowski (PL), Olimpío Mundo Polarizado (PL) e Andressa Bianchessi (União).

Leia mais

Aliás, a própria candidata a prefeita Cristina Graeml (PMB) que foi para o segundo turno também poderia ser classificada como uma influencer de direita. Sem tempo de TV, a sua campanha foi quase que totalmente feita nas redes sociais.

João Bettega

João Bettega (União) foi eleito vereador de Curitiba 12.346 votos. Influencer digital, o criador de conteúdo político e membro declarado do Movimento Brasil Livre (MBL) acumula mais de 475 mil seguidores no Instagram e 645 mil inscritos em seu canal do Youtube. Durante sua campanha para as Eleições 2024, suas principais causas apoiadas foram acessibilidade, segurança pública e o incentivo à tecnologia e à fiscalização.

De Costa Perdeu Piá

Da Costa Perdeu Piá (União) foi eleito vereador de Curitiba para o ano de 2025, após uma trajetória pela defesa de temas como segurança pública e trânsito. Ele tem 34 anos, é natural de Curitiba e casado, pai de três filhos. Ex-policial militar, Gustavo se destacou como influencer através de seu canal no YouTube “Perdeu Piá”, que possui 820 mil inscritos e é focado em vídeos de perseguições policiais. Nas redes sociais, Gustavo tem 13,8 mil seguidores no Instagram, 138 mil no Facebook e 1,8 mil no TikTok, onde continua a abordar suas pautas de interesse.

Bruno Secco

Bruno Secco, de 32 anos, foi eleito vereador de Curitiba para a legislatura de 2025 pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Natural de Santos (SP), Bruno é jornalista e redator, com uma carreira marcada pela atuação na comunicação esportiva. Em sua trajetória política, Bruno diz que defende valores cristãos, é pode ser considerado ultraconservador critica o Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive o ministro Alexandre Moraes. Também tem forte presença nas redes sociais, onde mantém um canal direto com a população. O influencer conta com 29,5 mil seguidores no Instagram e 84 mil no Facebook. Lá, critica também o presidente Luiz Lula da Silva.

Guilherme Kilter

Com apenas 22 anos, Guilherme Kilter será o vereador mais jovem da próxima legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ele é natural de São Paulo (SP) e é formado em Relações Internacionais pela UniCuritiba. Empresário, é líder do RenovaBR e presidente da Juventude do Partido Novo no Paraná. Foi eleito com 16.664 votos pelo Partido Novo, sendo o segundo vereador mais votado para a próxima legislatura. Na campanha eleitoral, contou com o apoio do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) e de membros da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), onde também é líder de jovens e universitários da comunidade cristã há mais de 7 anos. Sua atuação deverá ser pautada na defesa de uma educação sem doutrinação, na liberdade para empreender e na segurança pública. Com 226 mil seguidores no Instagram, o influencer defende, entre outras bandeiras, o impeachment do ministro Alexandre Moraes.

Carlise Kwiatkowski

Carlise Kwiatkowski (PL) é outra vereadora com viés conservador. Presidente do PL Mulher, ela tem 38 mil seguidores no Facebook e 15,9 mil no Instagram. Ela diz se manter leal aos princípios e valores defendidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que domina boa parte das suas postagens, assim como Michele Bolsonaro.  

Olimpío Mundo Polarizado

Outro vereador influencer eleito é Olimpío Mundo Polarizado (PL). Ele comanda um canal no You Tube com 1,3 milhão de inscritos no qual critica o presidente Lula, o que chama de comunistas e a esquerda em geral.

Andressa Bianchessi

Natural de Curitiba, Andressa Bianchessi (União) nasceu no dia 10 de janeiro de 1983. A nova vereadora se apresenta como “braço direito do delegado Matheus Laiola” e é identificada com a causa da defesa animal, sendo a coordenadora da iniciativa Paraná Contra Maus-Tratos Tem 24 mil seguidores no Instagram.