tre
TRE-PR

Uma Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) definiu, as datas e os locais onde as urnas eletrônicas do segundo turno das eleições municipais passarão por segundo turno.

A ação está prevista no Edital n° 1/2024, .

Confira a seguir o calendário das ações:

Cerimônia de escolha ou sorteio das Seções Eleitorais
Data: 26 de outubro (sábado), a partir das 9h
Local: auditório do TRE-PR (Rua João Parolin, n° 224, Prado Velho – Curitiba)

Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas
Data: 27 de outubro (domingo), das 8h às 17h
Local: Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), localizada na Rua João Parolin, n° 224, Prado Velho – Curitiba)

Teste de Integridade com Biometria
Data: 27 de outubro (domingo), das 8 às 17h
Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), sediada na Rua Imaculada Conceição, n° 1155, Prado Velho – Curitiba

Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais

Data: 27 de outubro (domingo), antes do início da votação
Local: locais de votação em que se encontram as Seções Eleitorais escolhidas ou sorteadas na véspera do pleito

Quantitativos

No segundo turno das Eleições Municipais de 2024, 16 equipamentos serão testados em cerimônias públicas no Paraná. Do total, sete passarão pelo Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, na EJE-PR; um, pelo Teste de Integridade com Biometria, na PUCPR; e oito, pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, nos próprios locais de votação.

Auditorias no primeiro turno

No primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, realizado em 6 de outubro, 35 equipamentos, escolhidos ou sorteados na véspera, foram auditados. Do total, 27 participaram do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas (25 na EJE-PR e duas na PUCPR, com biometria) e oito passaram pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, nos locais de votação.

As auditorias comprovaram a autenticidade dos sistemas eleitorais e a confiabilidade da captação e da contagem dos votos nas urnas eletrônicas. Os procedimentos puderam ser acompanhados por entidades fiscalizadoras e por representantes das Missões de Observação Eleitoral (MOEs).