Eleitores devem baixar aplicativo e-Título até o sábado (26)

Redação Bem Paraná
e titulo

Modelo do e-título (Divulgação/TSE)

As eleitoras e os eleitores das cidades em que haverá segundo turno devem baixar ou atualizar o aplicativo e-Título até sábado (26). No domingo (27), o download do aplicativo estará indisponível.

Por meio do app, a cidadã ou o cidadão pode consultar o local de votação e o número da Seção Eleitoral, além de justificar o voto. Vale lembrar que o e-Título é válido como documento para votar caso a eleitora ou o eleitor já tenha a biometria cadastrada. 

Leia mais

O aplicativo voltará à disponibilidade para download na segunda-feira (28), dia seguinte à eleição. 

Como atualizar o aplicativo e-Título?  

Basta acessar a aba de atualização de aplicativos do dispositivo (nas lojas virtuais Google Play e Apple Store) e clicar em “atualizar”. A última atualização do aplicativo trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além de ajustes na melhoria de desempenho.  

Como justificar o voto pelo aplicativo e-Título?

Na página inicial do app, a eleitora ou o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deve acessar “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência” para fazer o pedido. No dia da eleição, não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência. O histórico de justificativas anteriores pode ser acessado diretamente no aplicativo, que registra os pleitos nos quais a eleitora ou o eleitor esteve ausente. 

Caso a eleitora ou o eleitor não faça a justificativa no dia da eleição, terá até o dia 5 de dezembro para justificar o voto do primeiro turno de forma on-line e até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência no segundo turno. A justificativa pode ser feita pelo Sistema Justifica ou pelo app e-Título, ou de forma presencial, nos Cartórios Eleitorais. Em todas as opções, é necessário enviar a documentação que comprove o motivo da ausência.