Empunhando a bandeira do esporte, precursor do MMA em Curitiba quer ser vereador

Mestre Rudimar Fedrigo, que é CEO da Academia Chute Boxe, tentará pela segunda vez seguida chegar à Câmara Municipal, agora pelo PSDB

Rodolfo Luis Kowalski
RUdimar

Mestre Rudimar (PSDB): grão-mestre de Muay Thai e MMA é candidato a vereador, concorrendo com o número 45145 (Foto: Franklin de Freitas)

Um dos precursores do Muay Thai e do MMA (artes marciais mistas) no Brasil, o mestre Rudimar Fedrigo será candidato a vereador em Curitiba nas eleições deste ano. Fundador e CEO da Academia Chute Boxe, ele tentará pela segunda vez consecutiva chegar à Câmara Municipal, após “bater na trave” em 2020, quando estava no PSDB. Agora, participa do pleito concorrendo pelo PSDB, a convite de um ilustre aluno, o ex-governador e hoje deputado federal Beto Richa.

Responsável pelo surgimento de grandes nomes da luta brasileira, como Anderson Silva, Wanderlei Silva, Maurício Shogun e Cris Cyborg (todos campeões do Ultimate Fighting Championship, o UFC, principal evento de MMA do mundo), Rudimar Fedrigo faz do esporte a sua principal bandeira na campanha. Mas não a única. Ele (que se posiciona politicamente como alguém de centro-direita) também pretende, por exemplo, atuar com propostas voltadas à proteção animal.

“Eu sempre gostei muito de política, fui diretor de Grêmio Estudantil. Depois conheci o Jaime Lerner e aí fui me apaixonando cada vez mais pela política. Participei de algumas eleições entre 1992 e 2000 e depois fiquei 20 anos só me dedicando ao desenvolvimento da luta. E em 2020 voltei às eleições”, conta o Grão-Mestre de Muay Thai e MMA e novamente político, destacando que sempre teve uma ligação grande com o PSDB, partido ao qual se filiou para tentar ser eleito vereador.

“Eu sempre tive uma ligação grande com o PSDB, pelas oportunidades que me foram dadas pelo Beto Richa. Ele que era o prefeito da cidade quando fui secretário [de Esportes, em 2007]. E como eu fiz um bom trabalho, ele aproveitou isso e me fez um convite para ser candidato novamente. Ele é praticante de Muay Thai, meu aluno também”, comenta o candidato.

A arte marcial como instrumento de transformação

Até por conta de toda a sua trajetória pessoal, Rudimar Fedrigo pretende, caso eleito vereador, utilizar a arte marcial como um instrumento de transformação social.

Uma de suas propostas, por exemplo, é levar a luta para as escolas municipais, com oferta de atividades no contraturno escolar. “Isso aí funciona muito bem, porque os valores que a luta dá a pessoa pode levar para a vida toda, principalmente as crianças. Respeito, hierarquia, garra, superação, amizade, controlar as emoções, foco. Então, quando uma criança faz esporte, arte marcial, ela melhora nos estudos também”, argumenta ele.

Outra iniciativa é a oferta de aulas de defesa pessoas para mulheres vítimas de violência. E isso não só para que elas tenham melhores condições de se defender, mas também para ajudá-las no processo de recuperação da autoestima. “A mulher que sofre esse tipo de agressão, a autoestima dela fica lá embaixo. E o esporte, a atividade física, recupera a autoestima da pessoa”, cita.

Ele também quer instalar a primeira academia de peso em Curitiba, com equipamentos de concreto para quem quer fazer um treino mais pesado. “A ideia é fazer esse espaço no Parque Barigui”, conta ele, citando que essa ideia que recorda outro projeto que ele desenvolveu quando secretário, as academias ao ar livre. “Na época, inaugurei 140 academias ao ar livre. Hoje já tem 300 e poucas. Introduzi também os Clubes da Gente, que hoje tem uma em cada regional”, vangloria-se.

Para além do esporte, outra bandeira a ser empunhada é a da causa animal. “Por gostar muito dos animais (sou pai de quatro filhos de quatro patas, quatro cachorros), quero trabalhar também nessa área. Vou propor a cassação de alvará de estabelecimentos que praticarem maus tratos aos animais; colocar um bebedouro público no Parcão, atrás do Museu do Olho; fazer com que os parques de Curitiba tenham, de acordo com seu tamanho, um espaço dedicado aos pets; e criar um banco de ração também, para apoiar pequenos protetores de animais”, promete o candidato a vereador.

Quem é Rudimar Fedrigo

Rudimar Fedrigo é grão-mestre de Muay Thai e MMA, além de concorrer agora a vereador. Foi o fundador da Chute Boxe, que conta com cinco academias e outras tantas pelo mundo. “Tem [academia da Chute Boxe] no Brasil inteiro e até fora, em países como Estados Unidos, Espanha, Uruguai e Itália. É uma academia Curitibana que se tornou uma referência mundial”, comenta Fedrigo.

Ele, por sua vez, acabou chegando ao mundo da luta quase que por um acaso. Quando tinha 12 para 13 anos, foi atropelado por um carro e fraturou a perna e o fêmur. Passou muito tempo no hospital e depois precisou recuperar o movimento da perna direita. Foi quando um grupo de amigos que havia começado a treinar o Muay Thai resolveu lhe apresentar ao mestre Nélio Naja, que estava introduzindo a luta tailandesa no Brasil.

“Gostei muito e acabei me apaixonando pela luta de uma maneira tão intensa que treinava de segunda a segunda. Com 17 anos eu já estava dando aula, então foi um desenvolvimento rápido dentro da arte marcial. E daí eu fundei minha academia, primeiro dando aula numa praça, ao ar livre, e depois abrindo uma academia pequena, de madeira, no Alto da XV”, recorda Fedrigo. “Eu sempre fui um líder e acabei formando vários atletas campeões mundiais. Nenhuma outra cidade no mundo tem tantos campeões como a gente. E todos eles foram meus alunos”, destaca o mestre.