Manif6
Direita nas ruas: manifestante se veste de Marechal Deodoro para participar de protesto em Curitiba no dia da Proclamação da República (Foto: Franklin de Freitas)

O Centro Cívico de Curitiba recebe nesta quarta-feira (15 de novembro), feriado da Proclamação da República, uma manifestação política contra o governo Lula. O ato, que se repete em outras cidades pelo país (como Brasília), teve início às 14 horas na capital paranaense, após concentração em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, na Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico.

LEIA MAIS: Região do Centro Cívico terá trânsito bloqueado por ato de bolsonaristas contra governo Lula e em favor de Israel em Curitiba

Organizado por manifestantes de direita, principalmente apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o protesto reúne centenas de pessoas em pelo menos 13 capitais pelo país. Em Curitiba, há até um manifestante vestido como marechal Deodoro da Fonseca, que foi quem liderou o movimento militar que encerrou a fase monárquica no Brasil e inaugurou a era da República oligárquica.

Assim como em outras cidades, entre os curitibanos também teve manifestantes levando bandeiras de Israel para o ato político, um movimento que ganhou força desde o início da guerra israelense contra o Hamas.

Mensagens de cunho golpista, com cartazes pedindo que as Forças Armadas “fechem” o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional também marcaram presença, como se pode ver na galeria de imagens abaixo.

As manifestações vinham sendo organizadas há mais de um mês via redes sociais e aplicativos de mensagens, mas não contou com grande adesão de políticos de direita – Jair Bolsonaro, por exemplo, não deve participar de nenhum dos protestos e também não repercutiu os atos em suas redes sociais -, o que acabou por esvaziar os protestos.