Inclusão: Paraná concentra 32% dos mesários PcDs do Brasil

Redação Bem Paraná
4aaae91e-10e8-419e-9c4d-eec3f295ae1e

Divulgação

No Paraná, as Eleições Municipais de 2024 contarão com a participação de 2.052 pessoas com deficiência (PcDs) e com transtorno do espectro autista (TEA), conforme o levantamento feito pela Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Por meio do projeto Inclusão em Ação, desenvolvido pela AIA, o TRE-PR incentiva a participação de pessoas com deficiência como mesárias, candidatas e eleitoras nas Eleições de 2024. Para tornar possível a participação dessas pessoas como mesárias, foram desenvolvidas capacitações específicas de acordo com a necessidade de cada grupo.

Leia mais

O número de mesários e mesárias com deficiências e com TEA nomeados no Paraná equivale a 32,3% do total de nomeações no país para o pleito de 2024. Em comparação com as Eleições Municipais de 2020, quando o número de nomeações foi de 202, o total de PcDs e pessoas com TEA atuantes como mesárias é 1.016% maior.

Durante a capacitação realizada em Maringá, a chefe do Cartório da 137ª Zona Eleitoral, Elaine Berbete, destacou que o incentivo à participação dessas pessoas no processo eleitoral “marca uma nova era da participação da pessoa com deficiência na organização dos trabalhos eleitorais”. “A pessoa com deficiência tem muito a contribuir com a nossa sociedade e nós queremos participar disso”, acrescentou.
Estatísticas

Entre as nomeações desse público, 19% são pessoas neurodivergentes; 18%, pessoas com deficiências de locomoção; 16%, pessoas com deficiências visuais; e 12%, pessoas com deficiências auditivas.

Além desses grupos, para assegurar a acessibilidade no pleito, também foram nomeados como mesários 122 intérpretes de língua brasileira dos sinais (Libras), 438 auxiliares que darão suporte às PcDs e 3.783 coordenadores de acessibilidade.

Treinamentos essenciais para a inclusão

Em setembro, os treinamentos foram realizados nas cidades de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Rio Negro, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Cascavel. No auditório do edifício-sede do TRE-PR, as capacitações do dia 23 de setembro, voltadas aos que trabalharão em Curitiba e na Região Metropolitana, aconteceram em dois turnos para atender as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), de manhã, e as com deficiência, à tarde.