Lula e Bolsonaro: nova pesquisa a três dias da eleição. Franklin de Freitas/Valter Campanato-Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral ao Palácio do Planalto com 45% das intenções de votos contra 33% do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Os percentuais fazem parte da pesquisa realizada pelo Instituto Opinião entre os dias 18 e 20 de setembro. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 7% e 5%, respectivamente. Soraya Thronicke e Felipe D’Avila (Novo) têm 1%. Os demais candidatos não pontuaram. O levantamento foi encomendado pelo site jornalístico Congresso em Foco.

De acordo com a pesquisa Opinião, se contabilizados apenas os votos válidos, que exclui da soma geral os votos nulos, em branco, indecisos e dos que não opinaram, Lula aparece com 49%, com chances, dentro da margem de erro de 2% para mais ou para menos, de vitória no primeiro turno. Bolsonaro tem 36% dos votos válidos no levantamento. Em um eventual segundo turno, o candidato do PT teria 51% das intenções de votos contra 37% do candidato do PL.

“O ex-presidente Lula mantém uma boa vantagem para o presidente Bolsonaro. O quadro está estável há semanas. Há uma chance de a eleição terminar no dia 2 de outubro, com vitória do PT. Mas no atual cenário, mesmo tendo um segundo turno, Lula mantém uma diferença confortável para Bolsonaro”, afirma o sociólogo Arilton Freres, diretor do Instituto Opinião.

O Instituto Opinião atua há mais de 10 anos com pesquisas quantitativas e qualitativas em todo o Brasil. Com sede em Curitiba, no Paraná, a empresa presta serviço para empresas, órgãos públicos, prefeituras e governos estaduais.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 20 de setembro e ouviu por telefone 2 mil pessoas acima de 16 anos, em 114 municípios do país. A pesquisa foi encomendada pelo site Congresso em Foco e tem margem de erro de 2% para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade para o resultado geral da pesquisa. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09430/2022.