Joe Biden (reprodução de vídeo / https://twitter.com/JoeBiden)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) sua desistência da candidatura à reeleição.

O anúncio foi publicado no X (antigo Twitter) do presidente. Ele estava sendo pressionado a abrir mão da candidatura. O motivo foi o mau desempenho em debate, que fez com que políticos democratas questionassem se Biden teria saúde para continuar um mandato de mais quatro anos.

Após o debate, políticos democratas pediram publicamente para que Biden desistisse da candidatura. O presidente estava com voz rouca e disse frases confusas. Quase dois terços dos democratas queriam que ele desistisse da disputa, de acordo com uma pesquisa divulgada no dia 17 de julho pela Associated Press e pela NORC, uma instituição de pesquisa independente da Universidade de Chicago.

O presidente testou positivo para Covid na última quarta-feira (17). Em entrevista na semana passada, Biden disse que estava ansioso para retornar à campanha e que apenas “o Senhor Todo-Poderoso” poderia fazer com que ele desistisse da candidatura.

Biden afirmou por meio do comunicado que dará continuidade ao atual mandato. O presidente disse que vai dar detalhes sobre a decisão no final desta semana.

Leia o posicionamento de Joe Biden na íntegra:

Caros amigos americanos,

Nos últimos três anos e meio, fizemos um grande progresso como nação.

Hoje, os Estados Unidos têm a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos na reconstrução de nossa nação, na redução dos custos de medicamentos prescritos para idosos e na expansão de um sistema de saúde acessível, expandido em busca de facilidade.

Nomeamos a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E aprovamos a legislação climática mais significativa da história do mundo. Os Estados Unidos nunca estiveram tão bem posicionados para liderar como estão hoje.

Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, o povo americano. Juntos, superamos uma pandemia que só ocorreu uma vez no século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos nossa democracia. E revitalizamos e fortalecemos nossas alianças em todo o mundo.

Foi a maior honra da minha vida servir como seu Presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do melhor interesse do meu partido e do país que eu me retire e me concentre apenas no cumprimento de minhas obrigações como presidente pelo restante do meu mandato.

Falarei com a Nação no final desta semana com mais detalhes sobre minha decisão.

Por enquanto, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam arduamente para que eu fosse reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho. E permitam-me expressar minha sincera gratidão ao povo americano pela fé e confiança que depositaram em mim.

Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que os Estados Unidos não possam fazer – quando fazemos isso juntos. Só precisamos nos lembrar de que somos os Estados Unidos da América.